SIGMA LITHIUM ANUNCIA CONSTRUÇÃO DA SEGUNDA LINHA

SIGMA LITHIUM ANUNCIA CONSTRUÇÃO DA SEGUNDA LINHA

A SIGMA Lithium anunciou hoje que o Conselho de Administração da empresa tomou uma Decisão Final de Investimento (“FID”) para dobrar a produção de seu exclusivo Lítio Verde Quíntuplo Zero, das atuais 270.000 t/ano para 520.000 t/ano. O Conselho de Administração aprovou o início da construção de uma segunda linha de sua Planta Industrial Greentech (“Fase 2 da Planta Industrial Greentech”) com Capex de US$ 100 milhões (FEL3).

O gasto de capital (“Capex”) para a Fase 2 da Planta Industrial Greentech deve ser de US$ 100 milhões, com o objetivo de aumentar a capacidade anual total de lítio da empresa em 250.000 toneladas de Lítio Verde Quíntuplo Zero para 520.000 toneladas em 2025. Combinada, a Sigma Lithium produziria concentrado de lítio suficiente para abastecer cerca de 1,8 milhão de veículos elétricos(3).

A empresa também  iniciará a mobilização para a construção no local de aproximadamente 180 trabalhadores e equipamentos de construção para a terraplenagem, a fundação e a instalação da infraestrutura de sua planta de produção de separação de mídia densa Greentech (a “Planta de Produção”). A empresa cotou FEL3 os itens críticos de longa duração necessários para o projeto e começou a planejar pedidos dos respectivos fornecedores para garantir os cronogramas de fabricação.

A conclusão dessa etapa das obras civis de construção (terraplenagem e canais de drenagem da planta de concreto e obras civis) está prevista para ser concluída em aproximadamente seis meses, pela empresa brasileira de construção Promon Engenharia Ltda. (“Promon”), que construiu com sucesso a Fase 1 da Planta Industrial Greentech e a entregou dentro do prazo e do orçamento.

A empresa também está anunciando que identificou aproximadamente 35 itens críticos de longa duração necessários para o projeto e planeja começar a encomendá-los aos respectivos fornecedores, fazendo depósitos para garantir os cronogramas de fabricação. Os preços e as cotações FEL-3 para esses itens de longa duração estão alinhados com as estimativas de capex FEL-2 no estudo de viabilidade incluído no relatório técnico mais recente da empresa.

Espera-se que o cronograma total de construção e comissionamento da Fase 2 da Planta Industrial Greentech seja de aproximadamente 10 meses. Com o início da terraplenagem em abril, a empresa espera que a construção e a montagem em um plano acelerado comecem no 4T24. Isso levaria à primeira produção comercial em seguida.

O fluxograma da Fase 2 será modificado para incorporar as melhorias na tecnologia limpa industrial da empresa implementadas durante as operações atuais para otimizar os processos. O que deve se traduzir em um cronograma mais rápido de comissionamento e de ramp-up da Fase 2 da Planta Industrial Greentech..

A Sigma Lithium planeja financiar o Capex descritos na Figura 1 abaixo com dinheiro em caixa e com a geração esperada de fluxo de caixa livre de futuras remessas de concentrado de lítio. A carta de intenção emitida pelo BNDES para a Sigma Brazil proporciona flexibilidade financeira adicional, pois pode reembolsar os gastos de capital, à medida que são incorridos durante o ciclo de construção e comissionamento.

Figura1-Sigma
Figura 1: Capex do projeto da Fase 2 em comparação com as despesas da Fase 1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.