APPIAN CAPITAL BRAZIL INVESTE NA PRESENÇA FEMININA

APPIAN CAPITAL BRAZIL INVESTE NA PRESENÇA FEMININA

De acordo com levantamento realizado pelo Women in Mining Brasil, a participação feminina na força de trabalho e na liderança do setor de mineração vem apresentando avanços dentro das empresas. A pesquisa do movimento WIM Brasil, realizada em 2023, aponta que 21% da força de trabalho nas corporações de mineração participantes corresponde a mulheres. Na Mineração Vale Verde, ativo do grupo produtor de concentrado de cobre, o índice de 21% de mulheres se repete.

Atenta no comportamento do mercado e com o propósito de reforçar o compromisso de responsabilidade social com a equidade de gênero, a Appian Capital Brazil investe na contratação e desenvolvimento de talentos de mulheres para atuação nos ativos da companhia, como conta Diogo Oliveira, diretor de ESG e Pessoas do grupo:

“Hoje temos mulheres atuando em diferentes frentes nos ativos. Para os próximos anos, estimamos aumentar a presença feminina nas operações. Claro que, para definirmos uma meta, ainda é necessário o planejamento de diversas ações que irão suportar este número. Este movimento que pretendemos fazer se deve ao fato de que enxergamos todos os profissionais de forma igualitária e sempre contratamos, estimulamos e desenvolvemos pessoas”.

Com 37 anos, Margarida Santos, operadora de Planta da Mineração Vale Verde, é um exemplo do aprimoramento de talentos. A colaboradora iniciou seu contato com o segmento trabalhando com serviços gerais na mina. Margarida se capacitou no SENAI Arapiraca, com a conclusão do curso de Técnico em Mineração, e foi efetivada. Atualmente, a funcionária é uma das responsáveis pela inserção do concentrado de cobre nos navios de exportação da Appian.

Já Gracyelle Araújo (foto), 28 anos, Engenheira de Planejamento de Mina na Mineração Vale Verde, entende que é muito importante dar espaço para as mulheres na mineração. Para a colaboradora da MVV, o cenário é muito desafiador, visto que o público feminino ainda precisa se esforçar para quebrar estigmas culturais e históricos, ganhar visibilidade nos resultados conquistados e no desempenho das competências técnicas e de liderança.

“É muito gratificante poder conquistar espaços expressivos, fazer parte da construção de um ambiente de trabalho equitativo e justo e inspirar outras mulheres. A valorização da diversidade de gênero e a inclusão da mulher nos diversos setores impulsionam mudanças culturais e favorecem as transformações dos padrões praticados, resultando em proporções significativas de inclusão, reconhecimento e um ambiente mais favorável no futuro”.

“O incentivo a inclusão das mulheres no setor de mineração é uma das principais missões da companhia, principalmente no que tange ao fomento da inclusão. A equidade de gênero, ainda em ascensão no setor, é um tópico de extrema importância e a Appian apoia esta jornada pela transformação”, finaliza Diogo Oliveira.

Fotos: Divulgação/MVV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.