A PAUTA DE ÓRGÃOS REGULADORES E DE REPRESENTAÇÃO

Reunimos nesta primeira parte do Especial de Análises e Perspectivas todos os principais órgãos normativos e de representação da mineração brasileira. Os artigos são da Agência Nacional de Mineração (ANM), Associação Brasileira de Pesquisa Mineral (ABPM), Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB-CPRM), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Por meio de seus articulistas, as entidades relatam sua contribuição para a efetivação de medidas e a discussão de temas relevantes para o setor durante 2021.

A ANM destaca os recordes de arrecadação e emissão de títulos minerários, a Agenda Regulatória, a digitalização de processos e a resolução sobre estéril e rejeitos de mineração. A ABPM se empenhou em participar de diversos fóruns – de conflitos em áreas de assentamento agrário, passando pela Lei do Licenciamento Ambiental, alíquotas da CFEM e a rede de financiamento Invest Mining. A ADIMB elenca os desafios a serem superados, nos próximos anos, para reforçar a credibilidade do país a potenciais investidores internos e externos.

O SGB-CPRM traz os resultados do Programa Urânio Brasil e iniciativas como os leilões de ativos minerais, a criação de um banco integrado de dados geológicos, os levantamentos em Áreas de Relevante Interesse Mineral (ARIM’s) e a base de dados online sobre 23 bacias sedimentares brasileiras. A CBPM aponta os recordes em pesquisa e produção mineral na Bahia, refletindo na arrecadação de tributos, a melhoria da infraestrutura logística e as licitações concluídas nos últimos dois anos, incluindo a mais recente, em novembro, de áreas para a produção de esmeraldas em Pindobaçu. Por fim, o IBRAM trata dos cenários promissores para a mineração brasileira e de seu potencial como expoente da recuperação econômica do país. (Por Tébis Oliveira)

IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração
CENÁRIOS MUITO POSITIVOS PARA O FUTURO DA MINERAÇÃO RESPONSÁVEL

SGB-CPRM – Serviço Geológico do Brasil
EMPRESA PÚBLICA INDUTORA DO SETOR MINERAL

CBPM – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral
2021: UM ANO DE CONQUISTAS PARA A MINERAÇÃO BAIANA

ANM – Agência Nacional de Mineração 
AVANÇOS DA GESTÃO GOVERNAMENTAL NO SETOR MINERÁRIO

ADIMB – Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro
PESQUISA MINERAL: AVANÇOS, MAS AINDA COM MUITOS DESAFIOS

ABPM – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração
SEMPRE NA LUTA E CRESCENDO COM A MINERAÇÃO BRASILEIRA

LEIA TAMBÉM:

ANÁLISE E PERSPECTIVAS DAS MINERADORAS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.