A MONUMENTAL GRUTA DOS BREJÕES

A MONUMENTAL GRUTA DOS BREJÕES

“A Gruta dos Brejões está situada na área limítrofe dos municípios de Morro do Chapéu, João Dourado e São Gabriel, na Bahia, e apresenta um dos maiores pórticos de cavernas do Brasil, com 106 m de altura. A caverna, que tem cerca de 7.750 m de desenvolvimento horizontal já mapeados, encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental – APA Gruta dos Brejões/Vereda de Romão Gramacho, que fica localizada em área remota, de difícil acesso e ainda não está totalmente implementada. O geossítio foi estabelecido na boca principal da caverna, com mais de 100 m de altura (Foto 1).

Gruta do Brejoes 1
Foto: 1

A caverna foi entalhada pela ação erosiva das águas do rio Jacaré nas rochas carbonáticas da formação Salitre, estando inserida na bacia carbonática de Irecê. A sua entrada fica situada em um vale cárstico, formado pelo abatimento de um conduto subterrâneo de grandes dimensões, que foi desenvolvido com forte controle litológico. No seu interior já foram encontrados diversos fósseis de megafauna pleistocênica e há um conjunto de clarabóias – grandes aberturas formadas por abatimento
do teto, que permitem a entrada da luz natural e a instalação de vegetação nesses trechos (Foto 2).

Gruta do Brejoes 2
Foto: 2

Na parte externa encontra-se um grande número de painéis com pinturas rupestres, desenhados nos paredões de calcário (Foto 3).

Gruta do Brejoes 3
Foto: 3

Trata-se de um sistema cárstico monumental, cujos levantamentos topográficos futuros muito provavelmente revelarão os maiores volumes de condutos e salões da América do Sul. Estudos geomorfológicos e de cunho paleoclimático que se encontram em andamento na Gruta de Brejões, poderão ajudar a elucidar a evolução do relevo da Chapada Diamantina, bem como as condições climáticas nas quais esta evolução se deu.

Todavia, os registros paleontológicos e arqueológicos lá existentes ainda carecem de estudos sistemáticos e publicações científicas. Esse conjunto de fatores científicos, históricos e culturais torna o geossítio passível de uma candidatura à lista do Patrimônio Mundial da Unesco, conforme proposta de Pereira (2010)”1.

No interior da gruta, ainda, está a estrutura conhecida como “bolo de noiva” (Foto 4), formada por represas de travertinos, que possui 15 m de altura.

Gruta do Brejoes 4
Foto 4

1Descrição e fotos 1 e 2 e extraídas de artigo de Ricardo Galeno Fraga de Araújo Pereira e Fernando Verassani Laureano, integrante do livro Geossítios: Cenários da Geodiversidade da Bahia, publicado pela CBPM (Cia.Baiana de Pesquisa Mineral) em 2015

Créditos:
Foto 3: Studiox Allan.  Foto 4: IPAC/Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.