RECUPERAÇÃO DE DIAMANTES GRANDES NA ÁFRICA

RECUPERAÇÃO DE DIAMANTES GRANDES NA ÁFRICA

A mina Mothae, localizada nas Montanhas Maluti, no Lesoto, é conhecida por produzir diamantes grandes e de alto valor, que representam o segundo maior dólar por quilate para diamantes de kimberlito em todo o mundo. A empresa conta com a tecnologia de classificação XRT da TOMRA e com suas soluções digitais – a plataforma TOMRA Insight e a interface de usuário TOMRA ACT – para recuperar grandes diamantes intactos da mina com alta eficiência de classificação e alta capacidade, enquanto se beneficia de custos operacionais mais baixos.

A Lucapa Diamonds, produtora global de diamantes, é proprietária de 70% da Mothae Diamonds, uma mina a céu aberto localizada nas montanhas Maluti, ricas em diamantes, no Lesoto, que iniciou a operação comercial em 2019 após o comissionamento de sua planta de processamento de kimberlito. A mina é conhecida por produzir diamantes grandes e de alta qualidade, e teve recuperações significativas de qualidade de gemas, incluindo um D-colour Tipo IIa de 215 quilates, um Tipo IIa de 204 quilates e diamantes raros de cor rosa, azul e amarela.

Ao planejar a planta de recuperação, a Mothae procurou a TOMRA Mining para obter uma solução: “Queríamos recuperar diamantes grandes com a mais alta eficiência de classificação e a maior capacidade, e a TOMRA atendeu às exigências da Mothae com sua tecnologia moderna e inovadora”, diz Macobone Semelani, Superintendente de Recuperação.

A planta de recuperação opera dois separadores TOMRA COM Tertiary XRT 1200: um para finos de 10 mm a 20 mm e outro para materiais grossos de 20 mm a 45 mm. O minério extraído da mina é tratado por meio de britagem primária, scrubbing e peneiramento e, em seguida, transferido para a área de recuperação: “É lá que os classificadores da TOMRA separam os diamantes do minério”, explica Kothalo Matoli, Mecânico de Recuperação. “Os separadores da TOMRA são os melhores dos melhores. Com eles, conseguimos recuperar diamantes grandes antes da britagem secundária e terciária, reduzindo enormemente o risco de quebras, e nosso rendimento é alto, com 98% de eficiência garantida.”

Lucapa Diamonds - Mothae Diamond Mine Lesotho
Lucapa Diamonds – Mothae Diamond Mine Lesotho

Liberando o poder dos dados

Os dois separadores TOMRA XRT em Mothae estão conectados à plataforma de dados baseada em nuvem TOMRA Insight, que transforma as máquinas em dispositivos conectados que geram dados valiosos e colocam os operadores no controle do processo de separação. Eles também apresentam a interface de usuário TOMRA ACT, que facilita a otimização do fluxo de trabalho e melhora a produtividade.

Macoboni Semelani explica: “Como uma mina relativamente pequena e de baixo teor, estamos sempre investigando as tecnologias mais recentes. Com nossos classificadores operando 24 horas por dia, sete dias por semana, estávamos procurando manter e atualizá-los com o software e o hardware compatíveis mais recentes.”

“Queríamos um portal de fácil utilização para que nossos operadores pudessem interagir facilmente com os classificadores. O TOMRA ACT agora oferece uma visualização clara de eventos e alarmes e captura as imagens da ocupação da esteira. Ele também mostra a atividade de ejeção.”

“O TOMRA Insight mudou a forma como executamos nossa produção porque podemos monitorar nossos classificadores remotamente e acessar relatórios de ambas as máquinas em uma única interface”, diz Kothalo Matoli. “Todos os alarmes e eventos são registados no classificador em tempo real, o que me permite solucionar problemas muito rapidamente. Minha habilidade de solução de problemas melhorou muito.”

O TOMRA Insight também armazena e faz backup de todos os dados gerados pelos classificadores para que o operador possa analisar o histórico completo de cada máquina. “Os dados digitais são cruciais. O TOMRA Insight superou minhas expectativas porque posso acessar os dados sempre que quiser, onde quer que eu esteja. Tenho na ponta dos dedos o que aprendi sobre meus classificadores, sua operação e manutenção. Podemos ver a ocupação da esteira e a nossa taxa de ejeção, e entender se uma máquina está ejetando demais devido a objetos estranhos no minério, por exemplo. A utilização dos classificadores melhorou, o que nos permite processar mais toneladas e recuperar mais quilates.”

“Posso monitorar o status operacional e de saúde dos classificadores no escritório ou fora dele. O TOMRA Insight captura e compila todos os dados em uma única interface, gerando relatórios e dados, melhorando o gerenciamento e a análise de dados para uma melhor tomada de decisões. Com o TOMRA Insight, vejo soluções avançadas de triagem no futuro e plantas de recuperação automatizadas”, acrescenta Macobone Semelani.

Macobone Semelani também está muito impressionado com o suporte recebido da TOMRA: “A equipe da TOMRA tem dado muito apoio desde o primeiro dia e seu serviço é excelente.” Kothalo Matoli concorda: “Eles estão sempre disponíveis quando precisamos deles. Eles nos ajudam remotamente e, se precisarmos de alguém no local, eles estão sempre prontos para vir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.