2023: O ANO DOURADO DA HOCHSCHILD BRASIL

2023: O ANO DOURADO DA HOCHSCHILD BRASIL

Por: Edson Del Moro, country manager da Hochschild Mining Brasil

O ano de 2023 foi muito positivo para a Hochschild Mining Brasil. Desde a nossa chegada a Mara Rosa, no norte de Goiás, em 2022, trabalhamos focados para que o avanço das obras do nosso projeto de mineração de ouro ocorresse conforme o planejado. E assim estamos fazendo, buscando sempre a eficiência, sem perder o foco em segurança do trabalho e no cuidado com a comunidade local, ao mesmo tempo em que não renunciamos às melhores práticas de sustentabilidade – atendendo às exigências legais e, sempre que possível, indo além quando o tema é o cuidado com o meio ambiente.

Do ponto de vista do avanço das obras, os principais equipamentos para a operação já foram entregues e os contratos de fornecimento das principais matérias-primas firmados. As áreas operacionais e de infraestrutura estão com a implementação avançada e a subestação principal de energia foi devidamente licenciada e ativada. E se o avanço das obras como planejado é motivo de orgulho, também nos traz grande satisfação observar os marcos que nos acompanharam até aqui.

Do ponto de vista de segurança, alcançamos em outubro a marca de 4 milhões de HHT (Horas-Homem Trabalhadas) sem acidentes com afastamento na implementação do Projeto Mara Rosa, o que demonstra o nosso compromisso com os mais elevados padrões e normas nessa frente. Investimos em treinamentos, campanhas de conscientização e diversas outras ferramentas, sempre focados em alcançar a nossa meta de concluir o projeto sem qualquer acidente grave registrado.

Em treinamentos e capacitações, apoiando o desenvolvimento da equipe e da comunidade, já foram 115 cursos gratuitos ofertados e quase 1.600 pessoas treinadas. O grande destaque vai para o Curso de Tratamento de Minérios, o primeiro que fizemos 100% voltado à operação e que está permitindo a inserção profissional de pessoas da comunidade no setor. O curso, promovido em parceria com o SENAI-GO, trouxe pontos relevantes como o equilíbrio entre a presença de homens e mulheres, em alinhamento ao nosso compromisso com a diversidade, sendo que diversos participantes já foram contratados para atuar na empresa logo após a conclusão.

Em sustentabilidade, desenvolvemos diversos projetos com foco na comunidade, que ocorrem mesmo antes do início da operação.

A Trilha do Conhecimento, nosso projeto de educação ambiental e patrimonial, inaugurado em 2022, teve marcos relevantes em 2023. Em junho, venceu o Prêmio Goiás Sustentável, realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD), na categoria “Inovação, Ciências e Educação”. A premiação reconhece práticas sustentáveis e relevantes que melhoram a qualidade de vida da população goiana, o que foi motivo de grande orgulho. Em novembro, a Trilha atingiu a marca de 1.300 visitantes, de diversas cidades e estados, que tiveram a chance de aprender sobre a história e cultura de Mara Rosa, fauna e flora regionais e muitos outros assuntos.

Por falar em educação, em agosto, promovemos o 1º Festival de Literatura, Cultura e Arte de Mara Rosa e Amaralina, o FLICMA 2023, um evento aberto para a comunidade escolar, incluindo professores e alunos de instituições de ensino dos municípios de Mara Rosa e Amaralina. Eles puderam participar de uma programação completa, com oficinas de teatro, hip hop, montagem de fantoches com materiais recicláveis e contação de histórias, entre outras atividades, tudo de forma gratuita. Durante os três dias de evento, o FLICMA recebeu mais de 2 mil pessoas.

Os pontos citados aqui são, obviamente, alguns destaques de um amplo trabalho que não deixa dúvidas de que fizemos um grande progresso até aqui. Continuamos dentro do cronograma e do orçamento para, no próximo ano, superarmos um novo desafio: concluir a implementação do Projeto Mara Rosa, e iniciar o ramp up e a nossa produção. Avançamos muito e temos a certeza de que novas conquistas estão por vir, neste que é somente o início de um promissor capítulo da história da Hochschild no Brasil.

Foto: Hochschild/Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.