UMA OPERAÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL

UMA OPERAÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL

Por: Carlos Neves, vice-presidente de Operações da Hydro

A busca por caminhos mais sustentáveis nunca foi tão intensa e necessária e a indústria tem a responsabilidade de exercer seu papel nesse cenário de forma respeitosa, transparente e colaborativa. Por isso, trabalhamos incessantemente na Hydro para tornar nossas operações mais sustentáveis, de forma comprometida com o meio ambiente e integrada com as comunidades vizinhas. Sabemos da importância do alumínio para construção de uma sociedade de baixo carbono e a nossa mina em Paragominas, no Pará, tem um papel estratégico ao realizar a extração da bauxita, a primeira etapa da cadeia de valor do alumínio.

A Hydro tem metas globais de sustentabilidade ambiciosas baseadas em três pilares: clima, meio ambiente e sociedade. As operações no Brasil são essenciais para se atingir as metas. Em 2023, registramos importantes avanços que comprovam a robustez da nossa estratégia de sustentabilidade e nos motivam a buscar ainda mais excelência. Comemoramos 10 anos do BRC (Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil – Noruega), parceria da Hydro com a Universidade Federal do Pará, a Universidade Rural da Amazônia, o Museu Paraense Emilio Goeldi e a Universidade de Oslo. O projeto, renovado por mais cinco anos, transforma nossa mina em um laboratório para pesquisas a céu aberto. Além disso, a empresa segue com seu programa de reflorestamento, cumprindo a meta da reabilitação de 1:1. Para cada hectare minerado, outro é reflorestado em até dois anos após a lavra.

Também tivemos a entrada em operação do projeto Miltônia 5 que, com investimento de cerca de R$ 590 milhões em uma nova frente de lavra, nos permite mais 30 anos de mineração. A produção é transportada por mineroduto, método de transporte mais eficiente, seguro e sustentável, que não emite gases de efeito estufa. Não construímos mais barragens para deposição permanente de rejeitos. Estas foram substituídas por áreas temporárias e o rejeito, uma vez que é inerte, retorna para as áreas mineradas. Isso é de suma importância para a sustentabilidade.

Iniciamos a implantação da estrutura para a operação remota do trator de esteira D11, um dos mais pesados do mundo. O equipamento é usado na mineração para movimentar grandes quantidades de material a curtas distâncias. Com isso, o processo ganha maior segurança e conforto, refletindo no aumento de produtividade e eficiência na operação. Além disso, a cabine remota está em linha com a política de diversidade da Hydro, propiciando a inclusão de mulheres e pessoas com deficiência na operação dos tratores.

Em relação a ações voltadas para descarbonização, em 2023, adquirimos 10 carros elétricos e encerramos o ano com a chegada de dois caminhões elétricos. A Hydro desenvolve ainda pesquisa, em parceria com a UFPA e a Hydro REIN, sobre o uso de placas solares flutuantes para geração de energia na mina.

Ações que promovam o desenvolvimento territorial devem fazer parte da estratégia de sustentabilidade das empresas. Por isso, firmamos parceria com o Senai para a realização da primeira edição do Programa Operacional para Mulheres em Paragominas. A iniciativa profissionaliza as alunas para atuar na área industrial. Foram oferecidas 50 vagas para cursos de Eletricista de Manutenção Industrial e Mecânico de Manutenção Industrial. As profissionais terão oportunidade de participar em vagas na Hydro e estarão mais preparadas para o mercado de trabalho.

 

A Hydro Paragominas também lançou, este ano, o Programa de Desenvolvimento de Potenciais Fornecedores. A iniciativa buscou identificar e desenvolver potenciais fornecedores locais, fomentar sua qualificação e estimular o empreendedorismo e a competitividade dos negócios na região. Com isso, a empresa visa ampliar ainda mais a contratação de fornecedores de Paragominas e Tomé Açu. Só no primeiro semestre do ano, a companhia já firmou R$ 36 milhões em contratos com empresas desses municípios.

 

Para 2024, vejo o setor cada vez mais focado em intensificar a forma responsável como já atua e nós seguiremos avançando operacionalmente, de forma sustentável e comprometida com o meio ambiente, a sociedade, as comunidades vizinhas, nossos clientes e fornecedores. Temos um relacionamento de longo prazo com o Brasil e nossa expectativa é continuar investindo no país.

Foto: Hydro/Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.