RUMO À PRODUÇÃO DE TERRAS RARAS

RUMO À PRODUÇÃO DE TERRAS RARAS

Por: Luciano Borges*

Mesmo com impactos, em custos e prazos, por conta da pandemia do novo coronavírus, nós da Mineração Serra Verde (SVPM) temos administrado o projeto de terras raras em Minaçu, Goiás, sem comprometer o cronograma de produção e construção da mina.  Assim como no ano anterior, 2021 foi um período desafiador para todos, mas seguimos trabalhando, dia e noite, para entregar ao mercado produtos de alto valor e qualidade dentro do prazo previsto.

Os avanços foram muitos e nossa programação prevê o início da operação já no segundo trimestre de 2022. Neste ano, recebemos as primeiras máquinas do melhor material disponível que existe para mineração no mundo. Com a chegada dos caminhões fora-de-estrada, avançamos com o pre-stripping para garantir a programação para a abertura da mina. O emprego de equipamentos de maior porte, além de assegurar o cumprimento dos prazos do cronograma, propicia maior eficiência ambiental, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de CO2.

Em 2021, instalamos o primeiro dos pilares que vão compor a estrutura do prédio de filtragem – estes por sinal, são os maiores do Brasil – e, começamos a preparar as frentes de mina com caminhões pesados para a retirada do solo orgânico, material que é guardado para reposição, e a exposição do minério que será lavrado e beneficiado na planta. Iniciamos a ampliação da subestação de energia de Minaçu, mediante a autorização da Enel para que a movimentação da operação não interfira ou prejudique a alimentação de energia na cidade de Minaçu. Além disso, a construção da estrada de acesso foi concretizada este ano.

Aliás, nosso compromisso com a comunidade de Minaçu tem sido colocado em prática a cada dia. Recentemente, inauguramos o Centro de Relações Comunitárias, facilitando a comunicação e o relacionamento da SVPM com os moradores, estando abertos para receber sugestões, reclamações e tirar dúvidas da população do entorno. Fizemos campanhas de conscientização e prevenção e ampliamos a parceria com o SENAI local, fornecendo cursos e treinamentos para operadores com o objetivo de melhorar a empregabilidade, seja na Serra Verde ou em outras empresas de Goiás.

Ainda nos últimos meses, completamos 500 mil horas trabalhadas sem acidentes ou afastamentos, resultado de uma intensa dedicação e compromisso com a segurança de todos. Para 2022, nossa meta é atingir a marca de 1 milhão de horas.

Todas essas ações já implantadas, fazem parte da política de boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) da Mineração Serra Verde. Essa conduta corporativa ética também se estende à responsabilidade ambiental – para cada árvore de espécie protegida que é cortada, nós plantaremos outras 12 árvores. E no reaproveitamento da água, por meio de um processo em circuito fechado, fruto de um projeto de dois anos de pesquisa que custou mais de US$ 8 milhões de investimentos no desenvolvimento de uma ação inédita, assegurando maior eficiência econômica e ecológica (conceito ECO2), reafirmando o nosso compromisso com a economia de recursos naturais e a preservação ambiental.

Em 2022, manteremos nosso foco na responsabilidade socioambiental inclusiva, que norteia a filosofia do nosso empreendimento. Para isso, estamos revisando e refinando o programa de governança socioambiental e, em breve, ampliaremos a parceria com a comunidade, com ações que visam a melhoria da infraestrutura e economia locais.

Acreditamos que, trabalhando e crescendo seguindo princípios éticos, evitando causar problemas ou rupturas no mercado, continuaremos estabelecendo relações concorrenciais corretas no âmbito do setor em que operamos. O potencial de recursos minerais e tecnológicos de que dispomos para expandir a nossa participação na cadeia produtiva global é muito grande e e tenho certeza que o próximo ano será ainda mais promissor.

*Vice-presidente executivo da SVPM (Mineração Serra Verde)
Foto: SVPM/Divulgação

 

1 comentário em“RUMO À PRODUÇÃO DE TERRAS RARAS

  1. Varios momentos Todos os dias na vida enfrentamos desafios o mais importante é saber como vamos superar esses desafios e pode ter certeza que você vai conseguir vai em frente não desista não importa o que você esteja passando confia acredite abraços Flávio Peralta Amputados Vencedores você é a pessoa mais importante do mundo #superação #motivação #inclusão #amputadosvencedores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.