PROJETO SOCIAL DA IMERYS RETOMA ATIVIDADES DE FORMA HÍBRIDA

PROJETO SOCIAL DA IMERYS RETOMA ATIVIDADES DE FORMA HÍBRIDA

Um dos projetos sociais de maior presença no município de Barcarena, no Pará, a Casa Imerys está retomando suas atividades sempre de olho na segurança e com novidades. Mantida pela Imerys, mineradora que atua com caulim na região, a Casa fica no bairro de Vila do Conde.

“Estamos seguindo o decreto municipal da Prefeitura de Barcarena no que diz respeito à covid-19, além de termos a autorização da Vigilância Sanitária e estarmos cumprindo todas as medidas de saúde e segurança do Ministério da Saúde: distanciamento, uso de máscara, álcool em gel, medição de temperatura, entre outros”, conta a Analista de Relações com a Comunidade da Imerys, Flávia Souza.

Para os moradores, os cursos da casa, totalmente gratuitos, são uma oportunidade de obter formação e gerar renda a partir do aprendizado. “É sempre bom adquirir novas experiências. A Casa está toda estruturada para nos receber com segurança. Vou começar agora a fazer artesanato no curso de Empreendedorismo Sustentável e estou muito curiosa para começar. Espero aprender e colocar em prática fazendo a decoração da minha casa”, conta Raiany Farias, moradora de Vila do Conde.

Em 2020, a Imerys conseguiu garantir a continuidade dos projetos adotando o formato on-line e garantindo que todos os alunos conseguissem acompanhar as aulas. Agora, três cursos retornaram: Inclusão Digital, Reforço Escolar e Empreendedorismo Sustentável. Em 2021, as aulas combinarão o presencial e o digital, sempre respeitando todas as medidas de segurança. A expectativa é de atender 1.600 alunos em 2021.

“Para nós é fundamental garantir que as comunidades continuem se beneficiando dos cursos da Casa.  Responsabilidade social é um dos principais valores da Imerys e estamos inovando para seguir investindo nessa área, prezando pelo cuidado com todos os envolvidos”, reforça Juliana Carvalho, Gerente de Comunicação & Relações com a Comunidade da Imerys.

Produção comunitária de móveis

A partir de pallets, estrados de madeira utilizados na indústria para movimentação de cargas, os comunitários de Barcarena vêm aprendendo a produzir móveis reciclados. Em 2021, o projeto entra numa segunda fase. “Nosso objetivo agora é que os empreendedores possam vender esses móveis, gerando renda a partir de material totalmente reaproveitado, de forma sustentável”, explica Flávia Souza.

Além disso, foi criada a modalidade “Ferramenta Digital para Negócios” dentro do curso de Inclusão Digital. Serão pequenos módulos de um mês onde pequenos comerciantes e empreendedores locais possam aprender a potencializar suas vendas por meio da internet, com foco em redes sociais e como utilizá-las a seu favor para vender mais.

“Estou muito animada pelo curso, que eu acho que todos deveriam fazer. Quero me preparar, aprender sobre Excel, dominar mesmo o assunto sobre computação e logo conseguir um emprego”, conta Sara Monteira, moradora de Vila do Conde, que começa as aulas da Inclusão Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.