PROJETO ELÉTRICO CONSOLIDADO

PROJETO ELÉTRICO CONSOLIDADO

Seguindo a tendência bastante acentuada do mercado de reduzir a emissão de poluentes, a Sany tem realizado investimentos significativos em pesquisas para a eletrificação de seus equipamentos. “Atualmente possuímos uma ampla variedade de equipamentos elétricos em desenvolvimento e homologação, além dos que já estão em operação”, afirma Thiago Brion, gerente comercial da Sany do Brasil.

Os caminhões off road SKT90E (Foto), por exemplo, utilizam baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) de última geração. Esses veículos transportam 60 t de carga útil e têm autonomia variável conforme sua aplicação. Segundo Fabiano Rezende, engenheiro responsável pelos equipamentos elétricos da marca no Brasil, quando o transporte da carga é feito do nível mais alto ao mais baixo, o sistema de regeneração de energia contribui muito para o aumento da autonomia do caminhão, que pode operar por dias sem necessidade de recarga da bateria.

Esse modelo já está sendo empregado por grandes mineradoras no país desde o segundo semestre de 2022. Em todo o mundo são mais de cem unidades em operação. “É um projeto muito consolidado da Sany e uma solução inovadora por ser totalmente elétrico e por sua capacidade de carga”, explica Brion.

Rezende afirma que, apesar da análise técnica do SKT90E ainda não estar finalizada, já há indicativos de uma redução considerável nos custos operacionais, dada a melhor eficiência do sistema elétrico frente aos motores de combustão interna, potencializada pelo custo da energia elétrica em comparação ao do diesel. “Notamos também um potencial aumento na produtividade, já que o veículo de propulsão elétrica tem se demonstrado mais veloz que seu similar a diesel, reduzindo o tempo de deslocamento de carga”, acrescenta o engenheiro.

Para Brion, esse é um caminho sem volta, tendo em vista o engajamento das grandes empresas de mineração com ações relacionadas ao ESG (boas práticas de governança, sociais e ambientais), o que reforça sua política de redução de emissões de carbono. Para o gerente comercial, os obstáculos atualmente existentes são plenamente contornáveis, principalmente em ambientes controlados e restritos como os de uma mineradora.

“São entraves que dizem respeito à infraestrutura necessária para receber os equipamentos, como ferramentas e profissionais com conhecimentos específicos para sua manutenção e para a instalação e operação dos carregadores de bateria, cuja capacidade de recarga rápida exige instalações elétricas mais robustas.” Estão em fase de desenvolvimento ou homologação escavadeiras, pás-carregadeiras de rodas e outros modelos de caminhões off road da fabricante, que prevê vários lançamentos ainda em 2023.

Foto: Sany/Divulgação

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