PROJETO DE GEOLOGIA DIGITAL BASEADO EM IA

PROJETO DE GEOLOGIA DIGITAL BASEADO EM IA

Veracio, uma empresa pioneira em IA e soluções de geologia integrada com ciência e OBK (conhecimento de depósitos minerais), iniciou um projeto para uma mina de cobre de baixa lei do tipo a céu aberto, que em sua fase inicial contempla 15.000 metros de varredura de testemunhas e análise geoquímica com a plataforma TruScan. A empresa que receberá esse serviço é a Sierra Gorda SCM, uma operação de mineração de cobre pórfiro com mineralização de molibdênio, localizada na Região de Antofagasta (Chile).

“Sierra Gorda SCM está liderando na aplicação de tecnologia avançada na busca da excelência contínua, e estamos gratos por terem selecionado a Veracio como parceira. Ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade para apresentarmos nossa abordagem de oferecer soluções OBK de ponta por meio de nossa equipe local da Veracio na América do Sul”, explica JT Clark, CEO da Veracio

Características principais

A solução TruScan da Veracio melhorará a qualidade da informação ao fornecer uma rápida combinação de fluxos de dados inteligentes de alta resolução aos geólogos da Sierra Gorda SCM. Estes incluem: fotografias de testemunhos de perfuração úmidos e secos, geoquímica por meio de XRF (fluorescência de raios X) calibrada por matriz obtida por meio de um serviço de varredura contínua, automatizada e de alta velocidade, com todos os dados processados e analisados em 24 horas.

A solução também inclui o registro digital assistido por IA utilizando um software na nuvem e tecnologias de processamento. Além disso, essa solução acelera o registro estrutural e a designação da qualidade da rocha (RQD), proporcionando aos geólogos e engenheiros um acesso padronizado, preciso e oportuno aos dados estruturais, ao mesmo tempo que reduz o manuseio manual. Isso resultará em maior acessibilidade e qualidade dos dados geocientíficos, fundamentais para o valor a longo prazo da mineração, e para centralizar a informação para o pessoal geocientífico.

A Veracio acredita que a Sierra Gorda SCM se beneficiará de uma redução geral do impacto ambiental alinhado com iniciativas ESG mais amplas. Isso inclui uma redução imediata na pegada de carbono relacionada ao transporte e processamento de testemunhos, bem como um potencial significativo para reduzir o consumo de água e energia através de opções de design alternativas, otimização da produção e uma melhor gestão de minerais e resíduos.

Além disso, a Veracio informou que seus clientes observaram economias de até 8 horas por dia na produtividade da análise de registros, milhões em perfuração e mais de um bilhão de dólares em redução de custos de capital em projetos.

geologia-digital-comIA2
Da esquerda para a direita: Cristián Orrego (Chefe de Geologia de Projeto SGSCM), Omar Cortés (Gerente de Geologia SGSCM), Phil Ciezak (Chief Revenue Office VERACIO), Catherine Espinoza (Geóloga de Projetos SGSCM), Eric Zepeda (Vice-presidente Operações SGSCM), Vicente Piel (Geocientífico VERACIO), Eduardo Molina (VP Comercial LATAM VERACIO).
Na foto em destaque: Da esquerda para a direita: Eric Zepeda (Vice-presidente Operações SGSCM) y Phil Ciezak (Chief Revenue Office VERACIO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.