PISCINAS NATURAIS DE TUFAS CALCÁRIAS  

PISCINAS NATURAIS DE TUFAS CALCÁRIAS  

A ocorrência de depósitos de tufas calcárias é abundante nas drenagens da Serra da Bodoquena, no sudoeste do Mato Grosso do Sul. Descritos como a porção superior da Formação Xaraiés, explica Emiliano Castro de Oliveira em sua dissertação de mestrado para a área de Geotectônica do Instituto de Geociências da USP (Universidade de São Paulo), são os mais notáveis do tipo fitohermal no Brasil e maior atração do polo ecoturístico de Bonito, município do estado.

Nascente-Azul---balanco800

As tufas calcárias apresentam-se sob a forma de barragens, cachoeiras e depósitos de micritos inconsolidados que, por sua vez, criam piscinas naturais e quedas d’água. Na região, é provável que a deposição dos micritos ocorreu em ambiente lacustre possibilitando a formação de um depósito amplo e homogêneo que, posteriormente, submetido a um clima úmido e em associação com os carbonatos do Grupo Corumbá, acabaram gerando as tufas fitohermais.

Nascente-Azul---Cachoeira-de-tufas-calcarias800

Algumas dessas piscinas naturais de tufas calcárias, em Bonito, surgiram em uma fazenda dedicada ao agronegócio desde a década de 1950. No decorrer dos anos, como as questões de preservação e conservação ambiental não eram um requisito legal e nem uma bandeira da sociedade organizada, a propriedade foi passando por um processo de intensa degradação. Foram suprimidas a vegetação nativa, incluindo matas ciliares; o rio existente na área foi assoreado com a deposição de terra e sedimentos em seu leito e nem as tufas calcárias escaparam, tomadas pelo capim e outras plantas invasoras.

Em 2008, a fazenda foi vendida e transformada em um espaço de lazer e ecoturismo, buscando um conceito sustentável para seu uso e manutenção. Além do plantio de mais de 12 mil mudas de árvores e arbustos nativos para reflorestamento da mata ciliar, o solo e água foram recuperados com a implantação de curvas de nível, terraços e caixas de retenção de água pluvial, além de receberem intervenções para a contenção de processos erosivos. No destaque desta seção, mostramos as cachoeiras das tufas calcárias restabelecidas à sua condição original e plenas na exposição de sua beleza natural.

Fotos: Nascente Azul/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.