PARCERIA PARA PRODUÇÃO DE BATERIAS DE LÍTIO EM MG

PARCERIA PARA PRODUÇÃO DE BATERIAS DE LÍTIO EM MG

A Latin Resources, que desenvolve o Projeto Salinas, de lítio, na cidade mineira homônima, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) não vinculante com a Invest Minas, agência de promoção de investimentos de Minas Gerais. O documento foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Fernando Passalio Avelar, em cerimônia realizada em Perth, Austrália Ocidental, onde fica a sede da mineradora.

A iniciativa tem por objetivo o suporte mútuo entre o governo mineiro e a empresa para apoiar a estruturação de um polo de produção de baterias de lítio no estado, através de investimentos, parcerias com fornecedores de insumos e serviços e acesso a especialistas nessa tecnologia.

O Projeto Salinas já foi considerado como prioritário pela Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais, por enquadrar-se nos critérios estabelecidos na Deliberação GCPPDES nº 01, de 27 de março de 2017, que trata da relevância de atividades e empreendimentos privados para o desenvolvimento econômico do estado, entre outras disposições. Essa classificação permite que o projeto possa obter o Licenciamento Ambiental Simplificado (LAS), que pode ser pode ser realizado eletronicamente, em uma única fase, através do cadastro ou da apresentação de um Relatório Ambiental Simplificado pelo empreendedor.

O Invest Minas também contribuirá no processo de regularização das áreas a serem adquiridas pela Latin Resources para instalação da futura mina de lítio. “A Invest Minas está muito satisfeita em fazer essa parceria com a Latin Resources, somando nossos esforços para desenvolver um lítio de classe mundial em Minas Gerais. Temos o compromisso de facilitar o progresso das empresas que atuam em nosso estado, a fim de trazer prosperidade para a economia local e criar um ambiente favorável para investimentos futuros”, diz o diretor-presidente da agência, João Paulo Braga.

O Projeto Salinas possui recursos minerais iniciais estimados de 13,3 Mt, com 1,2% de óxido de lítio (Li2O) contido e meta de produção de 22 Mt no depósito Colina, o mais adiantado na fase de exploração mineral. Os testes metalúrgicos das amostras coletadas e a elaboração do estudo de viabilidade estão sendo realizados pela SGS Geosol.

Foto: Chris Gale, diretor administrativo da Latin Resources, e Fernando Avelar, secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais apresentam MoU assinado em Perth, na Austrália (Latin Resources/Divulgação)

1 comentário em“PARCERIA PARA PRODUÇÃO DE BATERIAS DE LÍTIO EM MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.