NOVAS HABILIDADES, ENGAJAMENTO E DEDICAÇÃO

NOVAS HABILIDADES, ENGAJAMENTO E DEDICAÇÃO

Por Fabiano José de Oliveira Costa*

É notável que a pandemia trouxe reflexos negativos para a maioria das empresas, não apenas no sentido de adaptação aos aspectos sanitários, como também nas condições comerciais, visto que agravou uma condição recessiva que já estava em curso desde meados de 2019 em vários setores industriais, mas particularmente na maioria das commodities minerais (exceção ao minério de ferro devido a fatores específicos e peculiares daquela indústria).

Na AMG Brasil não foi diferente. Enfrentamos um agravamento substancial de redução de demanda dos nossos produtos, principalmente devido a intensa deterioração do ramo aeroespacial e significativo atraso no desenvolvimento de automotivos elétricos, isso para não citar reduções consideráveis na indústria de tecnologia, com o atraso da implementação do 5G, esfriamento do setor civil local, etc. Além das dificuldades do próprio mercado, também enfrentamos adversidades com o escoamento da produção e com a redução da disponibilidade de navios, principalmente para a Ásia.

Não podemos deixar de enfatizar que, como é de nossa cultura, tiramos muito proveito dessas adversidades para desenvolvermos alternativas e identificarmos oportunidades que, num ambiente rotineiro, não seriam possíveis. Está no DNA da AMG Brasil fazer ótimas limonadas dos azedos limões que frequentemente nos são apresentados.

Ainda estamos enfrentando adversidades, porém muito otimistas com os indicativos para 2021, que se apresentam bem mais positivos com o aumento de demanda pelos nossos produtos, porém com uma exigência e competitividade mais elevadas e níveis de preço mais baixos, o que nos exigirá um desempenho muitíssimo eficiente não apenas operacional, mas principalmente em termos de qualidade e custo. Mais uma sacola de limões!

A AMG Brasil, assim como muitas organizações no mundo corporativo, vivenciou obstáculos decorrentes da pandemia. No primeiro momento a empresa se viu debruçada sobre a solução dos desafios técnicos e sanitários da COVID-19 e teve como prioridade o enfrentamento das questões que diziam respeito à segurança e saúde dos seus empregados.

Do ponto de vista humano e de gestão de pessoas, em um cenário misto em que parte dos nossos empregados precisava estar presentes na operação da empresa e parte desempenhando suas atividades em homeoffice, a preocupação com temas de comunicação, cuidado emocional, visão positiva, gestão e integração proporcionou que a empresa criasse diversas iniciativas. Nesse sentido, o projeto Conexão com RH foi desenhado para abordar diferentes assuntos, de forma que os empregados pudessem essencialmente ser ouvidos e informados das diretrizes e processos da empresa, mantendo a conexão com a equipe direta ou indireta e recebendo acolhimento emocional.Outra iniciativa implementada foram conversas virtuais com as lideranças da AMG Brasil para ajudá-las na condução das equipes de home office e para aquelas que tinham pessoal trabalhando de modo presencial.

Submetidos a trabalhar de forma diferente, desenvolvemos novas habilidades como por exemplo, o trabalho à distância, no qual cada um tem a oportunidade de encontrar uma nova forma mais produtiva e eficaz de realizar as atividades. Com esse novo cenário, identificamos que o sistema remoto poderá ser adotado mesmo com o fim da pandemia. Mais uma vez, demonstramos uma reação positiva frente às mudanças repentinas, com excelente nível de adaptabilidade e entregas consideráveis. Notamos ainda, que os funcionários cujas presenças nas operações eram fundamentais, tiveram uma postura significativa e resultados formidáveis em produtividade e eficácia, o que foi evidente pelo sentimento de união e vontade de manter o negócio vivo diante da pandemia.

O maior aprendizado que 2020 oportunizou evidenciar é que os laços de união e cooperação são imprescindíveis para passar e vencer qualquer crise ou adversidades.

Além da pandemia da Covid-19, a AMG Brasil vivenciou um ano atípico nos negócios, com muitos desafios e obstáculos. No entanto vimos que nossas equipes estão bem preparadas para atuar com força e determinação, alicerçadas nos propósitos de união, colaboração e com forte sentimento de pertencimento.

Somos otimistas sempre. Alguns indicadores apontam para uma recuperação gradual da economia mundial no ano que se aproxima. Esperamos prosperidade para nossos empregados e para nossos negócios. Nos sentimos muito bem preparados para aproveitar a retomada de forma eficiente e estabilizar os nossos negócios.

Em relação aos nossos projetos, continuaremos dedicando diversos esforços para que tenhamos iniciativas com mais impacto e engajamento que nos últimos anos, garantindo a sustentabilidade da empresa a longo prazo e esperançosamente contribuindo para o desenvolvimento dos nossos stakeholders, principalmente nossos empregados, as comunidades em que estamos inseridos e nossos investidores.

Contamos com uma equipe extremamente engajada, experiente e com objetivos ambiciosos. Tenho a mais absoluta certeza que, quando as rédeas do jogo retornarem de forma integral e plena para nossas mãos, seremos capazes de seguirmos firmes a história centenária de sucesso da AMG Brasil.

*CEO e Presidente do Grupo AMG no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.