JOVENS DA GERAÇÃO Z NA MINERAÇÃO

JOVENS DA GERAÇÃO Z NA MINERAÇÃO

Os jovens da geração Z, que começam a entrar no mercado de trabalho, devem considerar as oportunidades do setor de mineração. É o que diz o MiHR do Canadian Mining Labor Market Outlook 2020, relatório anual da Associação de Mineração do Canadá (MAC), publicado em janeiro. Segundo o documento, existem 79.680 posições em áreas da mineração que precisarão ser preenchidas na próxima década (Gráfico 1).

grafico-geracao ZO cálculo considera que 25% da atual força de trabalho dessa indústria, equivalentes a 57 mil posições, se aposentará até 2030. As vagas restantes virão de novas contratações, já que a mineração canadense enfrenta uma escassez de trabalhadores qualificados atraídos por empresas de outros países. O relatório aponta que haverá demanda por geólogos, geocientistas, metalúrgicos, engenheiros de minas, operadores de equipamentos pesados e profissionais de TI e gestão de informações.

Entre as soluções propostas para o problema está a promoção da indústria mineral entre mulheres, jovens, povos indígenas e grupos de trabalhadores não tradicionais. Outras sugestões são trazer de volta os trabalhadores aposentados, melhorar os programas de treinamento e educação dos empregadores e incentivar a imigração. Atualmente, o setor de mineração do país está avalidado em cerca de US $ 35,5 bilhões e gtera 626 mil empregos diretos e indiretos.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.