JAGUAR BUSCA REAPROVEITAMENTO DE REJEITOS DE OURO

JAGUAR BUSCA REAPROVEITAMENTO DE REJEITOS DE OURO

A Jaguar Mining busca soluções inovadoras para otimizar seus processos por meio do programa de inovação aberta do Mining Hub. Com o projeto “Reaproveitamento de Rejeitos de Barragens de Ouro, Cobre e Prata”,  busca por alternativas que permitam reaproveitar até 90% do rejeito final gerado em suas atividades de beneficiamento, destinando-o para aplicação na construção civil ou outro tipo de mercado.

Este projeto trará benefícios consideráveis ao meio ambiente, por meio da redução sistemática dos impactos decorrentes da disposição destes resíduos, e agregará valor à sua cadeia produtiva com a comercialização de subprodutos.  Alinhada à adoção dessa prática sustentável, a Jaguar também busca por soluções que possibilitem recuperar cerca de 50% do ouro contido nesses rejeitos. São três tipos de rejeitos:

Rejeito do processo de lixiviação da planta metalúrgica da unidade MTL, em Conceição do Pará, que contém, em média, 0,50 g/t de ouro;

Rejeito do processo de flotação da planta metalúrgica da unidade CCA/RG, em Caeté, com cerca de 0,20 g/t de ouro e que corresponde a 93% dos rejeitos gerados pela unidade e

Por último, o rejeito de lixiviação de CCA/RG, em Caeté com 3 g/t de ouro, em média.

Em busca de soluções para os desafios do setor de mineração, o M-START tem como objetivos prospectar e selecionar novos projetos e empreendimentos (STARTUPS), além de apoiar o desenvolvimento de provas de conceito (POC) destas junto às mineradoras credenciadas. O desafio proposto é desenvolver uma rota de reutilização e recuperação dos rejeitos gerados pelas plantas metalúrgicas da Jaguar.

“Alguns fatores impõem desafios ainda maiores ao processo, como as dificuldades geotécnicas e ambientais, mas alguns estudos exploratórios indicam o potencial de reutilização e recuperação do ouro desses rejeitos”, explica Roberto Piragibe, Gerente Geral de Projetos e Engenharia. A empresa pretende investir entre 60 e 100 mil reais para solucionar o desafio.

O M-Start, da Mining Hub, é uma oportunidade para startups e ecossistemas de inovação que desejam se aproximar do setor de mineração, propondo soluções aos desafios ligados aos temas: Eficiência operacional, Fontes de Energia Alternativa, Gestão de Água, Gestão de Resíduos, Desenvolvimento social e Segurança e Saúde Operacional.

O programa tem o propósito de desenvolver Provas de Conceito (PoC) de projetos capazes de solucionar os principais desafios da cadeia de mineração no Brasil. PoC é um termo utilizado para denominar a implantação de um modelo prático que possa provar o conceito (teórico) estabelecido por uma pesquisa ou ideia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.