ELEITA NOVA DIRETORIA DA CBRR – COMISSÃO BRASILEIRA DE RECURSOS E RESERVAS

ELEITA NOVA DIRETORIA DA CBRR – COMISSÃO BRASILEIRA DE RECURSOS E RESERVAS

Em 16 de agosto de 2018, o novo Conselho Diretor da Comissão Brasileira de Recursos e Reservas tomou posse, com mandato de 2 anos. As ações da CBRR são alinhadas ao Comitê Internacional para Padronização de Declarações – CRIRSCO (Committee for Mineral Reserves International Reporting Standards), ao qual estão vinculados, através de seus Comitês Nacionais, os instrumentos JORC (Austrália) e NI 43-101 (Canadá). A CBRR constitui-se como uma organização privada sem fins lucrativos, com foco no estabelecimento, promoção e gerenciamento de esforços para fomentar e desenvolver o setor mineral brasileiro. Suas iniciativas incluem: difusão de melhores práticas globais de engenharia e geologia, diretrizes para declaração de Resultados de Exploração, Recursos e Reservas Minerais de acordo com os padrões estabelecidos pelo CRIRSCO, gestão do processo de certificação e registro de geocientistas, geólogos e engenheiros atuando no Setor Mineral como Profissionais Qualificados no Brasil.

Pelas regras da CBRR, a presidência é exercida de forma rotativa entre os indicados pelas Instituições Constituidoras da CBRR – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral (ADIMB) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) – de modo que a cada dois anos o presidente seja um representante de uma instituição diferente. Na sequência, conforme a prática já adotada pelos membros CRIRSCO, o presidente da gestão anterior, passa a exercer o cargo de vice presidente da nova gestão.

 

O novo Conselho Diretor eleito é constituído por 6 integrantes:
Presidente: Marcos André Gonçalves (Presidente Codelco Brasil)
Vice Presidente: Felipe Holzhacker Alves (Presidente Grupo Frontera Minerals)
Edson Ribeiro (Diretor Exploração Vale)
Miguel Antonio Cedraz Nery (Diretor ABDI)
Rinaldo Mancin (Diretor de Assuntos Ambientais IBRAM)
Marcelo Ribeiro Tunes (Diretor de Assuntos Minerários IBRAM)

Felipe Holzhacker Alves, Eng. de Minas e Mestre em Política Econômica Mineral pela Colorado School of Mines, é Sócio Fundador da Frontera Minerals, e exerce o cargo de Conselheiro da South Star Mining Corp. É também conselheiro da ABPM, esteve 3 anos à frente da entidade desde sua fundação, sendo responsável por liderar o processo de criação da CBRR e filiação ao CRIRSCO, e comenta:

“Entrego nosso 1º mandato de gestão da CBRR com a sensação de devercumprido, honrado pelas conquistas que tantos companheiros contribuíram e sabendo dos desafios e importância da expansão que a CBRR traz ao nosso setor mineral. Agradeço a todos os membros do Conselho Diretivo, Comitês e Secretaria Executiva que ao meu lado serviram com dedicação e competêncianestes 3 anos inicias de nossa entidade. Aproveito para dedicar um voto mais que especial a ABPM, ADIMB e IBRAM,nossos sócios cofundadores, pelo irrestrito apoio e compromisso, possibilitando a CBRR atender aos anseios do setor que há mais de 20 anos buscava a coesão de padrões de governança técnica, claros e alinhados comas melhores praticas globais.

Nosso objetivo é cada vez mais fomentar a indústria mineral brasileira, promovendo a qualificação e abertura de mercado para profissionais competentes e empresas que zelam pelo compromisso com a qualidade da informação, decência e credibilidade. Ao mérito de todos,  a capacidade de conseguir congregar a representatividade de mais de 95% do PIB Mineral Brasileiro, tornando a CBRR hoje uma realidade com mais de 30 Profissionais Qualificados Registrados na CBRR, relação estreita com entidades como BNDES, ABDI e B3 (antiga Bovespa) e acordos de reciprocidade para atuação de nossosprofissionais no Chile (Comissión Minera), Estados Unidos (SME) e UniãoEuropeia (PERC). ”

Marcos André Gonçalves é Geólogo, com 25 anos de experiência profissional, Mestre em Administração e Política de Recursos Minerais pela Unicamp, possui MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, já foi Presidente da ADIMB (2014-2016), Gerente Nacional da Altoro Mineração e da Pedra Branca Mineração, e é Presidente da Codelco do Brasil desde 2008. Marcos chega à presidência da CBRR com o desafio de ampliar sua atuação e estruturação no país, com aumento da representatividade junto aos profissionais da área da mineração. Internacionalmente, esta gestão dará continuidade à assinatura dos acordos de reciprocidade, principalmente com Canadá (CIM) e Austrália (JORC).

Marcos diz:

“Recebo este mandato com muito orgulho e com a consciência de que temos muito trabalho pela frente. É uma honra trabalhar ao lado de um grupo de profissionais que reputo como da mais alta qualidade, e com quem tive a grande oportunidade de compartilhar a fundação da CBRR. A CBRR terá, tenho certeza, um papel relevante neste novo cenário da mineração brasileira, que conta com um Código de Mineração mais alinhado aos melhores padrões de governança globais, e que contemplou mudanças importantes na questão de declaração de recursos e reservas.Temos o desafio de dar visibilidade, e reforçar as sinergias existentes no conjunto de entidades que asseguram a utilização da norma CRIRSCO nos 13 países onde esta já é adotada. Para este papel relevante que nos reserva os próximos anos, conto com o apoio de ADIMB, ABPM e IBRAM, entidades que sem dúvida são a espinha dorsal dessa indústria mineral transparente, com boas práticas, de alto padrão, e integrada aos principais polos minerais do mundo. Neste novo contexto, pretendo trabalhar junto aos nossos Comitês (Técnico, Registro e Ética) para divulgação da comissão para os profissionais do setor mineral brasileiro, o papel e os benefícios de se registrar junto à CBRR, e aumentar o número de profissionais qualificados registrados. Outra ação que será importante, é continuar opinando e colaborando para viabilizar mecanismos de financiamento competitivos, no Brasil, alinhado ao que já se conhece em outros países.”

Importante ressaltar, que, liderados por Edson Ribeiro (Vale) e Thomas Brenner (Nexa), a CBRR vem tomando papel de destaque junto ao CRIRSCO e ao cenário mundial de certificação de recursos e reservas e qualificação de profissionais, tomando papel ativo preponderante na filiação de Indonésia, Colômbia e Turquia ao mesmo, assim como na integração Sul Americana de padrões técnicos e apoio a iniciativa Moçambicana de filiação.

Como parte da nova estratégia de gestão, para elaboração de conteúdo, esclarecimentos e divulgação da entidade junto ao público alvo – geólogos e engenheiros – foi contratada a Geóloga Gláucia Cuchierato, doutoranda em Eng. Mineral, como assessora do Conselho Diretor CBRR, que será diretamente responsável pela geração de conteúdo, informação técnica e divulgação em mídias sociais e eventos.

O Conselho Diretor, os Comitês e a Secretaria Executiva da CBRR cumprimentam o presidente Felipe Holzhacker Alves, que deixa o cargo, e o presidente Marcos André Gonçalves que acaba de ser empossado, renovand os votos de pleno sucesso à CBRR.

Mais informações e contato da CBRR estão disponíveis no site www.cbrr.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.