CODELCO INICIA LAVRA SUBTERRÂNEA EM CHUQUICAMATA

CODELCO INICIA LAVRA SUBTERRÂNEA EM CHUQUICAMATA

Chuquicamata completou 104 anos de produção na maior mina a céu aberto do mundo. Codelco iniciou, em agosto, a lavra subterrânea de cobre. Desse modo, a mina. na região de Antofagasta, Chile,  ganha 40 anos de vida útil com a nova operação.

A mina a céu aberto será fechada no final de 2020 e deve levar à demissão de 1.700 funcionários. Já que o controle da mina subterrânea será feito a oito quilômetros de distância. Em um Centro Integrado de Operações e Gestão, por trabalhadores especializados na operação remota. Tanto de carregadeiras e caminhões rebaixados semiautônomos, quanto das correias transportadoras que levarão o minério à superfície.

NEGOCIAÇÃO

CHUQUICAMATA
Operação a céu aberto de Chuquicamata será fechada em 2020

Implantado a um custo de  US$ 5,5 bilhões, o projeto aumentará em 40% a produtividade da mina de Chuquicamata já em 2025, reduzirá em 97% a emissão de particulados e o consumo anual de diesel dos atuais 75 mil m3 a 15 mil m3, em média. Os ganhos ambientais, de eficiência e segurança não sensibilizaram os cerca de 3.200 funcionários da mina.

Após uma greve de 14 dias, a Codelco concordou em oferecer maiores benefícios aos que serão mantidos na operação subterrânea e em conceder aposentadoria antecipada e plano de saúde vitalício aos dispensados. Com três níveis, a nova mina terá 898 m de profundidade e produzirá 320 mtpa de cobre fino a partir de 2026.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.