BRASIL LEILOARÁ MILHARES DE ÁREAS PARA EXPLORAÇÃO MINERAL ATÉ JUNHO

BRASIL LEILOARÁ MILHARES DE ÁREAS PARA EXPLORAÇÃO MINERAL ATÉ JUNHO

Autoridades e empresas brasileiras apresentaram dia 4 de março um panorama sobre o ambiente de negócios brasileiro a investidores de todo o mundo durante o Brazilian Mining Day, que ocorreu no PDAC 2019, no Canadá. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o Brasil leiloará ainda neste semestre milhares de áreas em disponibilidade para exploração mineral e reforçou o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável do setor mineral.

“Nesse contexto, vamos examinar a possibilidade de enfrentar obstáculos para ampliar o acesso a recursos minerais conhecidos em áreas restritas a exploração, como em áreas indígenas e de fronteira. Esse processo será levado de forma cautelosa com consultas a todos os interlocutores relevantes, como a população indígena, organizações em geral, agências ambientais e o Congresso Nacional”, disse Albuquerque.

O ministro também indicou que o governo vem debatendo flexibilizações nas barreiras para o avanço da pesquisa e exploração mineral no setor nuclear. “Vamos estudar e avaliar o ambiente regulatório do setor nuclear, tendo em vista a flexibilização da pesquisa e da exploração dos minérios nucleares e a criação de condições para que investidores privados possam colaborar com o desenvolvimento do setor.”

O diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM) Tasso Mendonça fez uma apresentação sobre o cenário brasileiro de exploração, produção e exportação de minérios no Brasil e indicou avanços recentes e futuros da regulação em favor dos investidores. Entre os avanços, ele indicou a adoção pelo Brasil de parâmetros internacionais de reconhecimento de reservas e a simplificação administrativa.

Mendonça destacou, ainda, o grande potencial brasileiro em minerais que estão em evidência no mundo, como aqueles usados em baterias que armazenam energia. “O Brasil está pronto para oferecer os minerais necessários para um futuro com mais energia limpa”, disse Mendonça, a ANM.

O Brazilian Mining Day contou, ainda, com a apresentação de diversas empresas que atuam no país. Foram elas: Buritirama, Nexa, Bemisa, Avanco OZ, YamanaGold, Aerocientífica, ALS, Geosol, GE21, Great Panther, Integratio, Jazida.com, Sigma Lithium e Terra Goyana.

A convenção anual do Prospectors and Developers Association of Canada – PDAC é o maior e mais importante evento de exploração mineral e mineração no mundo. Em 2019, o encontro realizado na cidade de Toronto, no Canadá, ocorrerá de 3 a 6 de março. Durante o evento no ano passado, mais de 25.000 pessoas de 135 países se reuniram em Toronto. Lá são apresentadas e debatidas as tendências, perspectivas e desafios do setor mineral em escala mundial. Tradicionalmente, o Brasil é representado no evento por uma comitiva formada por executivos e profissionais de empresas de mineração e entidades e autoridades do governo federal, coordenados pela ADIMB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.