Votorantim Metais ganha prêmio de inovação

Votorantim Metais ganha prêmio de inovação

vmetaisinovacao
Rodrigo Gomes, gerente de Tecnologia e Engenharia, Alexandre Gomes, diretor de Tecnologia e Inovação e Dante Lopes, consultor de engenharia.

A Votorantim Metais foi reconhecida pela contribuição para o aumento da competitividade da indústria nacional, por meio da utilização de sistemas e técnicas voltados para o aprimoramento da gestão da inovação que podem servir de exemplos a serem aplicados por outras empresas. “O prêmio reconhece nossos esforços em buscar diferenciais que coloquem a Votorantim Metais num patamar superior de performance e competitividade no mercado nacional e internacional”, afirma o diretor de Tecnologia e Engenharia da Votorantim Metais, Alexandre Gomes. Leia entrevista:  http://bit.ly/1iTNeJu

 

Por conta do trabalho na área de desenvolvimento tecnológico e inovação, a Votorantim Metais é uma das empresas do setor industrial que melhor aproveitam o modelo de estímulo à inovação inaugurado em dezembro de 2011 com o projeto-piloto que deu origem à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A organização social (OS) foi criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a CNI e com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Em dois anos de operação do projeto piloto da Embrapii, a Votorantim Metais já é a empresa no Brasil que tem o maior número de projetos aprovados pelo Senai-Cimatec, uma das instituições de ciência e tecnologia (ICTs), credenciadas pela autarquia. Em valores, os projetos executados pela Votorantim Metais em parceria com o Senai-Cimatec somam orçamento de R$ 23,5 milhões, o que representa um terço do total de recursos liberados pelo Senai-Cimatec no âmbito da Embrapii.

Projetos – Até o momento, oito projetos de inovação tecnológica estão em execução, por meio da parceria. Eles foram definidos após a conclusão de um primeiro projeto que inaugurou a parceria entre Votorantim Metais e o Senai-Cimatec, finalizado em menos de um ano – entre maio de 2013 e fevereiro de 2014. O trabalho resultou no desenvolvimento de um novo sistema de queima de combustíveis renováveis, criado para reduzir o consumo de óleos à base de petróleo.

O projeto já foi testado pela Votorantim Metais em uma de suas plantas-piloto de combustão, em Niquelândia (GO); e agora passa por fase de testes industriais. O objetivo é reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa e ter menores custos operacionais. “A nova tecnologia vai permitir a redução do uso de combustíveis fósseis, o que contribuirá para diminuirmos a emissão de gases do efeito estufa”, complementa Alexandre Gomes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.