SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL – Parte I

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL – Parte I

Por Mathias Heider *

O conceito de Desenvolvimento Sustentável tem suas origens no chamado Relatório Brundtland, publicado em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o título: O Nosso Futuro Co mum. Durante a Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável, a ECO 92, esse conceito passou a ter repercussão mundial e começou a integrar a agenda dos governos de diversos países. De acordo com Savitz (2007), empresa sustentável passou a ser definida co mo aquela capaz de “gerar lucro para os acionistas, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a qualidade de vi da das pessoas com quem mantêm interações”. Assim, o desenvolvimento econômico, a qualidade ambiental e a justiça social são relevantes para a compreensão da sustentabilidade.

Conforme figura 1, abaixo, o pilar econômico, representa a geração de riqueza pela e para a sociedade, através do fornecimento de bens (duráveis) e serviços; o pilar ambiental referese à conservação e ao manejo dos recursos naturais, e o pilar social diz respeito ao alcance da igualdade e à participação de todos os grupos sociais na construção e manutenção do equilíbrio do sistema, compartilhando direitos e responsabilidades.

Figura1

O termo “ecoeficiência” foi cunhado pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), em sua publicação de 1992. O termo se tornou sinônimo de uma filosofia de gestão orientada para a sustentabilidade. De acordo com a definição do WBCSD:

“A Ecoeficiência é alcançada mediante a entrega de bens e serviços a preços competitivos, que satisfazem as necessidades humanas e trazem qualidade de vida, reduzindo progressivamente os impactos ambientais dos bens e a intensidade de recursos ao longo do ciclo de vida, de um nível pelo menos em linha com a estimada capacidade de suporte da Terra.”

Assim, Ecoeficiência é parte de um conceito mais amplo chamado “produção e consumo sustentáveis” e um de seus principais objetivos é fazer a economia crescer qualitativamente e não quantitativamente, buscando a maximização dos recursos. Resumindo: “fazer mais com menos”.
As principais ações de “Sustentabilidade Empresarial” estão focadas na Responsabilidade Social Cor porativa e nas práticas da Ecoeficiência. O termo “Responsabilidade Social Corporativa” (RSC) começa a ser di fundido nas empresas a partir de 1998 por meio do WBCSD, que reúne diversas grande empresas. No Brasil, podemos citar a definição do Instituto ETHOS, em 2006, como uma referência para o termo:

“Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.”

A responsabilidade social empresarial foi gradativamente sendo inserida nas estratégias de negócio dos empreendimentos de mineração, requerendo um constante diálogo e efetivação de parcerias com todos os setores envolvidos (“stakeholders”). A visão antiga da mineração como um “enclave” pa ra os municípios onde os empreendimentos minerários se localizam tem se tornado, cada vez mais, parte do seu passado. Hoje, o conhecimento da realidade das comunidades impactadas pela mineração e a abertura de um canal de diálogo com elas surge como um fator crítico na implantação de um empreendimento minerário. A licença social tem cada vez mais reconhecida a sua im portância e legitimidade e o objetivo deve ser um legado positivo durante e depois do empreendimento minerário. Mas é importante ressaltar a importância da mineração como indutor do desenvolvimento socioeconômico em diversas localidades, trazendo uma oportunidade de desenvolvimento regional.

Em consulta a diversas fontes, citamos os principais desafios enfrentados pelas em presas ao darem os primeiros passos na direção da RSC:

• Sensibilização e motivação das lideranças;

• Decisão estratégica pela implementação da RSC;

• Adequação da cultura da empresa;

• Identificação e envolvimento das partes envolvidas;

• Integração da “Responsabilidade Empresarial Social” aos sistemas de gestão existentes e nas políticas e estratégia da empresa;

• Atingimento e engajamento de todos os gerentes e corpo funcional da empresa;

• Definição de indicadores de resultados;

• Monitoramento dos resultados e dos indicadores e adoção de ações corretivas;

A mineração se firmou nestes últimos 10 anos como um dos setores básicos da economia do Brasil, contribuindo de forma abrangente para o bem estar da sociedade e sua qualidade de vida. Além disso, o produto da mineração é a base para a melhoria da competitividade de diversas cadeias produtivas (aço, cimento, construção civil, fertilizantes, cobre, química, etc), possibilitando o incremento de novas empresas, gerando emprego e renda. Atualmente, o setor mineral responde por cerca de 4% do PIB e por 23,5% das exportações brasileiras e é um importante fator de desenvolvimento no interior do País.

Existem algumas tendências que fortalecem a produção mineral, tais como o au mento da população mundial, a melhoria da renda per capita e o processo constante de urbanização, aumentando a demanda por bens minerais. Assim, afirmar que o mundo será “minero-dependente” ao longo dos próximos anos é um cenário cada vez mais realista.

Os países que se posicionarem de forma competitiva e com sustentabilidade em relação à sua produção mineral poderão usufruir de expressivos ganhos – geração de emprego e renda, inclusão social-produtiva, fortalecimento industrial – para sua população. Mas também há uma série de desafios que não devem ser subavaliados: melhoria no licenciamento ambiental, implementação de políticas públicas no setor mineral, depuração da matriz energética, destinação e reaproveitamento dos rejeitos, monitoramento dos impactos, recuperação das áreas degradas e seu pós-uso, transparência das empresas e responsabilidade social. Citamos ainda a aplicação de tecnologias e sistemas de gestão de nível mundial, o que exige um grande esforço de busca e absorção de novos conhecimentos, privilegiando a pesquisa e inovação. As políticas de sustentabilidade integram, cada vez mais, as estratégias das empresas, visando sua competitividade e permanência em um mercado que de manda uma produção ecoeficiente. De acordo com o WBCSD, os aspectos críticos da ecoeficiência são:

• Redução na intensidade do material de bens ou serviços;

• Redução da intensidade energética de bens ou serviços eficiência energética;

• Redução da dispersão de materiais tóxicos;

• Reciclagem melhorada;

• Máxima utilização dos recursos renováveis;

• Maior durabilidade dos produtos;

• Redução dos custos de eliminação e tratamento de resíduos;

• Gestão dos materiais recicláveis

Diversas empresas seguiram um processo evolutivo para a sustentabilidade começando, inicialmente, por atender as legislações trabalhista, fiscal e ambiental, mas ainda com um foco predominante sobre a geração de lucro, entendido aqui como uma equação entre custos de produção e receitas de venda. As ações voltadas para a ecoeficiência e investimentos socioambientais permitem a redução das incertezas e dos riscos envolvidos nos processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos de mineração e expressivos ganhos na imagem pública, além de atingir novos patamares de competitividade. Em tempos em que a licença social de operação é cada vez mais importante e complexa, essas melhorias reduziram a desconfiança em relação a diversos empreendimentos minerais chegando, em alguns casos, a conseguir o apoio das comunidades locais.

O envolvimento mineração-comunidade permite uma exponencial melhoria das ações de apoio local, com maior retorno para a sociedade e sustentabilidade, resultando em significativos ganhos para as comunidades que antigamente apenas buscavam apenas a remediação dos impactos da atividade minerária. Outra meta é evitar ao máximo a indesejável relação de dependência da comunidade. Como exemplo positivo nesse sentido, citamos as políticas de contratação de habitantes da região do empreendimento minerário, o treinamento desse pessoal e a maior aquisição de conteúdo local (fornecedores locais), mesmo que o custo inicial seja maior. O objetivo é que esses fornecedores se tornem paulatinamente mais competitivos e possam, inclusive, atender empreendimentos de mineração existentes em outras localidades ou mesmo a outros segmentos produtivos, abrindo novos mercados e contribuindo para a melhoria de qualidade de vida local e das condições sócioeconômicas.

Figura2

Implementando a ecoeficiência

A Figura 2 apresenta as etapas para implementar as ações de ecoeficiência. A decisão pela certificação depende do porte da empresa, mercado de atuação e de sua estrutura, exigindo recursos humanos apropriados e estratégias específicas de atuação. Em algumas empresas, podem ser formados “Comitês de Ecoeficiência” (ou “Con selhos”, por exemplo), para viabilizar e acompanhar as etapas abaixo. Cada empresa tem suas especificidades que devem ser consideradas no momento de implementar os programas de ecoeficiência.

Um programa de ecoeficiência tem diversas etapas que se iniciam pela decisão de implantação e por um diagnóstico, com vistas a subsidiar futuras estratégias de implantação e alinhamento organizacional. Depois é proposto um “Plano Estratégico” e definidos os indicadores, com um plano de ação (se possível e viável, avaliar um processo de certificação). Os indicadores de ecoeficiência são paulatinamente implementados e monitorados, identificando as possibilidades de melhorias e ações corretivas necessárias. Uma etapa é a identificação das entradas e saídas dos principais processos e fluxos de produção da em presa, conforme será mostrado no próximo item.

Identificando as Entradas e Saídas

A figura 3 representa um modelo de diagrama de fluxo de entradas e saídas de um processo de produção de uma empresa (Entradas: água, energia, matéria-prima / Saídas: emissões, resíduos, calor gerado, etc). Uma sugestão é identificar os itens de alto custo e impacto ambiental para definir os principais indicadores, apresentando um fluxograma com as fontes de geração de resíduos e os fatores de impacto e risco associados. A iden tificação dos fatores que influenciam o volume, a produtividade, a quantidade e as propriedades das emissões e dos resíduos auxiliam na etapa de definição dos indicadores de ecoeficiência da empresa.

Figura3

A definição ótima dos níveis de estoque, redução dos desperdícios, melhor eficiência do uso dos insumos, melhor uso da luz natural e reutilização de água são algumas ações de otimização que podem ser obtidas nas ações de ecoeficiência. A implementação de indicadores permite verificar os benefícios e ganhos dos programas de ecoeficiência (indica dores ambientais e financeiros, etc) e contribuir para a de perdas e geração de resíduos.

A identificação dos resíduos e o desenvolvimento de novas opções para seu reaproveitamento é um dos grandes benefícios que os programas de ecoeficiência podem trazer para o setor mineral. Adoção de boas práticas de operação, mudança e eficiência no uso de insumos diversos, reciclagem interna, eficiência energética, redução de emissão de gases e consumo energético, geração própria de energia e melhorias tecnológicas são alguns exemplos de ações de ecoeficiência.

O uso correto de técnicas, ferramentas e metodologias adequadas permite desenvolver alternativas para melhorar os processos da empresa e apoiar as ações de ecoeficiência: Padronização de processos, Macro-fluxogramas, Balanço de Massa, Mapa de Riscos, Controle estatístico de processo – CEP, Relatórios diversos, Diagrama de espinha de peixe, Benchmark, Indicadores de desempenho, Brainstorming, Balance scored – BSC, Produção mais limpa – P+L, Análise do Ciclo de Vida – ACV, Agenda 21, Balanço/Relatório social-ambiental, Contabilidade ambiental, Bolsa de resíduos entre as empresas, Balanço de emissões de gases, Gestão de recursos hídricos, entre outras.

(Junho/julho 2013)

Mathias Helder(*) Mathias Heider é engenheiro de minas do DNPM

1 comentário em“SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL – Parte I

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.