SKF COMPLETA 100 ANOS DE BRASIL

SKF COMPLETA 100 ANOS DE BRASIL

skfA SKF prepara-se para comemorar, este ano, um século de atuação no mercado brasileiro. A empresa chegou ao país oito anos após sua fundação na Suécia, em 1907, com a instalação de uma loja no Rio de Janeiro para a comercialização dos rolamentos importados de sua sede. Naquela ocasião, o componente estava revolucionando a indústria ao viabilizar a produção de sistemas de transmissão mais robustos e confiáveis para automóveis e equipamentos em geral.

O rolamento autocompensador de esferas nasceu das observações do engenheiro sueco Sven Wingquist, que estava cansado de resolver os problemas de manutenção nos longos eixos de transmissão dos teares da empresa na qual trabalhava. A ideia funcionou tão bem que, em pouco tempo, ele produzia o componente em escala na Svenska Kullager Fabriken (Fábrica Sueca de Rolamentos), hoje conhecida apenas como SKF, da qual foi um dos fundadores e primeiro diretor administrativo.

Em 1913, dois anos antes de sua chegada ao Brasil, a empresa possuía mais de 3 mil funcionários em diversos países. Seu grande salto em território nacional, entretanto, ocorreu em 1963, quando inaugurou uma fábrica em Guarulhos (SP) para atender à crescente demanda da indústria automobilística que se instalara por aqui na década anterior. Na década de 80, a unidade industrial muda-se para Cajamar (SP) e sua linha de produtos já incorpora uma ampla família de rolamentos, bem como sistemas de transmissão de potência (correias, polias e acoplamentos), vedações, atuadores, acoplamentos e outros componentes empregados em automóveis, caminhões, ônibus e máquinas de grande porte.

Além da área automotiva, seus componentes encontram aplicação nas indústrias sucroalcooleira, de mineração, celulose, aeroespacial e ferroviária, entre outras, segmentos que exigem um forte suporte da empresa em manutenção aos seus produtos. Em outubro de 2014, a SKF investiu 20 milhões de coroas suecas em uma fábrica destinada à produção de coroa de orientação Kaydon para fabricantes de turbina eólica, que fornecem soluções para esse setor no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.