SERRA VERDE DOA MUDAS À COMUNIDADE DE MINAÇU

O conceito de ser uma empresa ambientalmente correta vai além de promover ações de preservação do meio ambiente. É necessário assumir responsabilidades sociais e ambientais, colocando em prática iniciativas dentro e fora da companhia. Pensando nisso e com a missão de recuperar as áreas sujeitas à supressão no processo de implantação do empreendimento, a Mineração Serra Verde realizou a doação de 200 mudas nativas do Cerrado para os moradores de Minaçu e 274 para alunos da Escola Municipal Dona Izaura Maria da Silva Oliveira.

A Mineração Serra Verde foi fundada em 2008, com o objetivo de desenvolver um projeto de concentrado de terras raras em nível de classe mundial a ser implantado no município de Minaçu, Estado de Goiás.

Morador José Apolinário recebendo as mudas
Morador José Apolinário recebendo as mudas para reflorestamento de nascentes

São mudas de árvores frutíferas como pequi, cajá, jenipapo, buriti e pitomba que foram cultivadas por profissionais da empresa Cerradão Serviços Ambientais e Patrimoniais, especializados em prepará-las até que estivessem prontas para inserção direta no solo. Elas foram distribuídas, no mês de setembro e outubro, gratuitamente, aos interessados que passavam em frente ao Centro de Relações Comunitárias (CRC), localizado na avenida Maranhão.

Segundo a engenheira agrícola Luciana Ferreira, técnica responsável do viveiro instalado na área da Engie Brasil Energia, cada espécie tem sua especificidade:

“Uma muda de pequizeiro, por exemplo, é uma das mais difíceis de se obter. Devido à dormência natural da semente, exige uso de técnicas específicas até que chegue o momento de plantio direto no local desejado”

De acordo com Herta Torres, Gerente Relações Institucionais e Responsabilidade Social Corporativa da  Mineração Serra Verde, a ação despertou o interesse na comunidade para o plantio e teve um impacto extremamente positivo na educação ambiental dos alunos:

“Por meio da arborização, vamos favorecer para um clima mais agradável, além de aumentar a biodiversidade e reduzir a poluição sonora”.

Moradora Renata Silva recebendo a muda

Moradora Renata Silva recebendo a muda de mangabaNo dia de entrega, houve quem estivesse comprometido com o resgate de nascentes da região. José Apolinário foi uma das pessoas que aproveitou a doação e solicitou algumas mudas para reflorestar alguns pontos com nascentes na sua propriedade. Já a moradora Renata Aparecida da Silva levou uma muda de mangaba para plantar em frente à sua residência. A expectativa é que outras ações similares sejam realizadas com a comunidade para estimular o reflorestamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.