Seminário discute sustentabilidade nos pequenos negócios

Seminário discute sustentabilidade nos pequenos negócios

sebraesustentabilidadeEstimular boas práticas de sustentabilidade, conscientizar empresários e influenciar ações dos pequenos negócios. Com estes e outros objetivos, o 4º Seminário Sebrae de Sustentabilidade, de 29 e 31 de julho, em Cuiabá (MT), cujo tema é “Negócios que transformam realidades, vai reunir cerca de 300 participantes, entre empresários dos mais diversos setores, dirigentes e gerentes do Sistema Sebrae, para que possam trocar experiências em sustentabilidade.

O Seminário conta com a presença dos palestrantes internacionais Maritta Koch-Weser, fundadora e presidente da Earth3000, organização que apoia inovações estratégicas em governança para o meio ambiente e desenvolvimento; Rolf Buschmann, diretor executivo do Solar Info Center, projeto que reúne cerca de 400 empresas com foco em energias renováveis em Freiburg (Alemanha), considerada a cidade mais sustentável do mundo; e Alejo Alcolea, da Barcelona Media, um dos principais centros tecnológicos da Europa, atuando com pesquisas e projetos de inovação voltados para as áreas da comunicação, cultura, economia criativa, turismo e desenvolvimento de territórios.

O evento foi estruturado com palestras, diálogos, apresentação de casos de sucesso, reflexão e painéis. Serão duas palestras magnas; a de Maritta Koch-Weser sobre “A realidade global e a transformação dos negócios”; e do economista Sérgio Besserman, presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Rio de Janeiro, abordando o tema “A liderança e a gestão sustentável”.

A outra palestra programada será “Smart city Barcelona, Espanha: a combinação inteligente entre inovação, as atividades dos negócios e a vida das pessoas”, com Alejo Alcolea, da Barcelona Media.

Os diálogos propostos têm foco em cidades sustentáveis, produção e consumo sustentável e edificações certificadas e agregação de valor. O primeiro deles, “Cidades sustentáveis e as oportunidades para as empresas”, reúne Carlos Silva, da ABRELPE, Mirela Souto, da Marca Ambiental, e Rolf Buschmann, da Solar Info Center, sob a mediação de Dal Marcondes, da Envolverde.

Também intermediado por Dal Marcondes, os diálogos “Produção e consumo sustentável”, terá a participação de Henrique Lian, do Instituto Ethos, Paulo Pianez, do Carrefour, e do empresário Felipe Warken, que irão discutir o perfil do consumidor e a importância das compras sustentáveis. Já em “Edificações certificadas e agregação de valor” serão abordados selos nacionais e internacionais, como Breeam, Aqua e Leed, com Estefânia Mello, da Eletrobrás, e Raquel Blumenchaii, da Universidade de Brasília (UNB).

O seminário conta ainda com dois painéis: o primeiro sobre “Uso eficiente de energia nas empresas”, com Rolf Buschmann, Enedir Ghisi (UFSC), e Sérgio Meldona (Weg Motores), com moderação de Roberto Zilles (USP); e o segundo sobre “Certificação empresarial e competitividade”, que discutirá “Certificação empresarial e competitividade”, sob o olhar de Luis Carlos Nascimento, da Petrobras, Tarcila Ursini, da Angatu, e José Augusto Abreu, da Sextante.

A reflexão “Ética, amor e sustentabilidade” será conduzida por Clóvis de Barros Filho, do Espaço Ética.

O evento conta ainda com apresentações de casos de sucesso do próprio Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), de empresas, caso da Conservas Linken, de Minas Gerais; e cidades – Vitória (Espírito Santo), Freiburg (Alemanha) e Barcelona (Espanha).

As inscrições poderão ser feitas até 13 de julho. A programação completa e mais informações estão disponíveis em

www.sustentabilidadesebrae.com.br

Sobre o Centro Sebrae de Sustentabilidade

Localizado em Cuiabá (MT), o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae sobre o tema. Desde 2010, vem construindo um banco de conteúdo especializado e acessível aos diversos setores da economia nacional. Seu objetivo é levar conhecimento aos pequenos negócios, ressaltando as vantagens de ser sustentável. Por meio de publicações, cartilhas, vídeos, análises setoriais e mapeamento de empresas em todo o país, que se tornaram referência ao implementar estratégias de gestão sustentável, entre outras ações, é possível estimular a adoção da sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento das empresas, nos aspectos ambiental, social e econômico.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.