SAMA ALCANÇA 3.000 DIAS SEM ACIDENTES NA ÁREA DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS

SAMA ALCANÇA 3.000 DIAS SEM ACIDENTES NA ÁREA DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Perseguindo a meta de acidente zero, a mineradora Sama, do grupo Eternit, chegou a 3.000 dias sem acidentes com afastamento em sua área de manutenção de equipamentos de mina. Este já é o segundo departamento operacional da empresa a alcançar a marca nos últimos três meses. O primeiro foi o de extração. Esse número é recorde da empresa em seus mais de 50 anos de história e a conquista se deve ao investimento maciço na conscientização dos funcionários sobre a importância da prevenção, parte da nova campanha “Meu compromisso: Eu valorizo a segurança porque valorizo a vida”. O objetivo é buscar engajar os cerca de 2.000 colaboradores do grupo a se envolverem na prevenção de acidentes.

“Além de extrapolarmos as exigências legais em número de horas de treinamentos, estamos fazendo uma mobilização profunda em todas as áreas para alcançarmos a meta de zerar os acidentes nas fábricas, da presidência ao colaborador operacional. Todos precisam estar atentos e cuidando da sua própria segurança e da dos colegas. A prevenção é o melhor caminho sempre”, garante Ruberval Valvassori, Gerente Corporativo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Acidente zero é possível. Esse é o lema do Grupo Eternit, líder em soluções para construção civil, que está há 80 anos no mercado. Para engajar os colaboradores, a companhia lançou a campanha “Meu compromisso: Eu valorizo a segurança porque valorizo a vida”. “Um ponto fundamental dentro da cultura de segurança é a prevenção de acidentes e, para isso, utilizamos diariamente o conceito do cuidado ativo. Ou seja, todos nós cuidamos uns dos outros e reportamos possíveis situações de risco para que a empresa possa resolver antes que algo aconteça”, afirma o presidente Luis Augusto Barbosa, primeiro a assinar o banner da campanha que está exposto em todas as unidades da Eternit. O exemplo foi seguido pelos colaboradores, como um pacto para que todos estejam atentos a sua própria segurança e a dos colegas de trabalho. “O cuidado ativo é isso: eu cuido de mim, dos meus colegas e deixo que eles cuidem de mim. Apenas com o envolvimento e compromisso de todos é possível atingirmos a meta de acidente zero”, completa Barbosa.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.