REINVENTANDO A MINERAÇÃO

Por: Andressa Lamana*

 Quando, lá no começo do ano, olhamos para o cenário e efeitos sem precedentes que a pandemia de Covid-19 iria impor, tínhamos dois caminhos: aceitar que este seria um ano ruim ou buscar alternativas, identificar oportunidades e mostrar resiliência. Com 2020 já perto do fim, ainda que a pandemia não dê sinais de que pretende passar com a virada do ano, devemosreconhecer que nos adaptamos. E que, na medida do possível, acertamos.

Na Companhia Brasileira do Alumínio (CBA), nosso grande propósito sempre foi transformar vidas por meio de nossas soluções. Em um ano de transformações tão marcantes, vivemos este propósito com ainda mais intensidade. Trabalhamos para que as pessoas –empregados, comunidade, parceiros, clientes, fornecedores e todos os stakeholders – pudessem encarar as mudanças com perspectivas positivas. Junto de outras investidas do Grupo Votorantim, apoiamos a gestão pública no desenvolvimento e implantação de protocolos de saúde. Doamos, por meio do Instituto Votorantim, equipamentos de proteção individual (EPIs). Firmamos parceria com o Senai para reparar respiradores, aparelhos fundamentais para tratar os pacientes acometidos pelo coronavírus. Disponibilizamos tíquetes-alimentação para quase 6 mil famílias em situação de vulnerabilidade, o que contribuiu para movimentar a economia local, manter empregos e apoiar as comunidades onde atuamos.

Adaptamos nossa comunicação. Criamos um programa de podcast, o CBA Conecta, com dicas e debates sobre: saúde, relação com a família, desafios do home office, educação e capacitação, entre outros. Desenvolvemos um canal de atendimento 24 horas para que empregados e empregadas com sintomas de Covid-19 possam tirar dúvidas com nossas equipes de saúde, o “É Corona?”.Tendo em vista o distanciamento social, inovamos o formato de nossos eventos, todos virtuais, criando inclusive um aplicativo para a realização do treinamento de evacuação da área de influência de nossas barragens, iniciativa inéditae que ficará disponível como ferramenta de apoio à comunidade.

O resultado foi um avanço incrível em nossos eixos culturais. Uma captura de valor sem precedentes. Criamos o Comitê de Diversidade, desenvolvemos nosso primeiro Guia da Diversidade e Inclusão, aderimos ao Pacto Global da ONU com foco em nossa estratégia ESG e evoluímos como uma empresa mais acolhedora e participativa.

Sob o ponto de vista de desempenho econômico,embora tenha sido um ano desafiador e de esforços empreendidos, todo este movimento foi reconhecido. Nosso compromisso com a inovação e um engajamento exemplar nos abriram novas oportunidades, novos mercados, novas formas de trabalho.A transformação digital acelerou e deve reverberar nos próximos anos. Também vimos o alumínio se configurando, cada vez mais, como item essencial para diversos segmentos, em especial os de embalagens e farmacêutico, e nos ajustamos para atender à demanda do “novo normal”.

Claro, o cenário é peculiar, mas nos mantivemos focados em nossa estratégia. Para 2021, está previsto o investimento deR$ 3,4 milhões em projetos sociais, com foco em apoio à gestão pública de saúde; R$ 23,7 milhões em segurança de empregados e empregadas; e mais de R$ 50 milhões em processos que tornam nosso alumínio mais sustentável, além de ampliar nossa competitividade em mercados com demanda crescente por produtoscom baixa emissão de gases de efeito estufa e empresas responsáveissocioambientalmente. Mesmo com as adversidades de 2020, construímos resultados que nos orgulham e nos gratificam. Que venha 2021, mais leve e pacífico para todos.

*Gerente geral de DHO, SSMA e Sustentabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.