PARANAPANEMA DOBRA VENDAS PARA MERCADO EXTERNO

PARANAPANEMA DOBRA VENDAS PARA MERCADO EXTERNO

Após a reestruturação de sua área comercial, executada no fim do ano passado, a Paranapanema começou a apresentar os reflexos positivos no segundo trimestre de 2015. A estratégia de buscar novos clientes e mercados internacionais resultou no crescimento de 101% das vendas para o mercado externo comparadas ao mesmo período de 2014, o que compensou a retração no cenário brasileiro. A receita líquida da companhia fechou o trimestre em R$ 1,2 bilhão, 7% a mais que o mesmo período do ano anterior. Do volume total de vendas, de 65,4 mil toneladas (mt), 53% foram destinados ao mercado externo.

“O modelo de negócios da Paranapanema permite que ela seja flexível para empregar seus volumes nos mercados com melhores condições. Os prêmios no mercado externo são mais modestos que os praticados no mercado interno, mas a exportação se torna uma estratégia importante quando o mercado doméstico arrefece. É relevante destacar também que mesmo frente a um cenário muito desafiador para a economia neste segundo trimestre, a companhia conseguiu preservar sua liquidez”, afirma o presidente da empresa, Christophe Malik Akli.

A posição de caixa da Paranapanema (caixa + aplicações financeiras) no final do trimestre foi de R$ 1,1 bilhão, frente a R$ 700 milhões em 2014. As vendas de cobre primário (catodo) totalizaram 20,6 mt, com expansão de 33%, enquanto que as de Produtos de Cobre (fio, vergalhão, barras, tubos e laminados) recuaram 5%, chegando a 44,8 mt, por causa da deterioração do cenário econômico interno.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.