OFICINA DE MINERAÇÃO PARA ALUNOS E PROFISSIONAIS DO MERCADO

A Thermo Fisher Scientific, líder mundial na área de ciência e biotecnologia, vai promover, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, um grande evento para estudantes e profissionais do ramo de mineração.

Com o objetivo de discutir a importância da análise química na determinação da composição mineral e abordar os desafios enfrentados pela indústria deste segmento, entre os dias 27 e 30 de junho o campus da UFMG recebe a “Oficina para a indústria de Mineração: Composição Mineração com Fluorescência e Difração de Raios-x”.

A programação inclui palestras, mesas redondas, demonstrações e atividades práticas ministradas por professores e profissionais da área, impulsionando a conexão de alunos da graduação e pós-graduação com o mercado (mais informações neste site).

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas online até o dia 27 de junho por meio do mesmo link. Estudantes da UFMG precisam apresentar comprovante de matrícula e têm condições especiais.

“A realização desta Oficina reforça nosso compromisso com a democratização da Ciência no Brasil e América Latina, e a universidade é, sem dúvidas, um espaço estratégico para isso. Decidimos firmar essa parceria para impulsionar a Educação e a Pesquisa em mineração, contribuindo para o aprimoramento de quem já atua ou pretende atuar neste segmento”, comenta Fábio Alkmin, Gerente Comercial dedicado à Análise elementar em massa da Thermo Fisher Scientific na América Latina.

Ele e outros dois especialistas da empresa conduzirão duas palestras no dia 29, sobre as técnicas de Fluorescência e Difração, apresentando equipamentos de ponta para aprimorá-las. Também está prevista a participação de Clauber Bonalume, Gerente Regional de Análise Química da Thermo Fisher no Brasil, e Felipe Medeiros, Gerente Comercial na América Latina na área de Microscopia Eletrônica.

Toda a programação acontece no Auditório da Escola de Engenharia da UFMG, no Campus Pampulha, localizado na Avenida Antônio Carlos, 6627, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A Oficina também conta com apoio da Itak, Química Brasileira e Demin (Departamento de Engenharia de Minas).

A Escola de Engenharia também possui um laboratório com equipamentos modernos e eficazes de emissão óptica, difração e fluorescência disponibilizados por meio de convênio firmado entre a Thermo Fisher e a UFMG. A estrutura também conta com sala de preparo de amostras e suporte de especialistas, oferecendo acesso gratuito a estudantes e impulsionando o Ensino e Pesquisa. O espaço também pode ser utilizado para treinamentos do uso de softwares, metodologias e desenvolvimento de tecnologias, conectando a universidade com o mercado.

Difração e Fluorescência

A tecnologia de Fluorescência de raios-X (XRF) é utilizada para análise de materiais de forma precisa, rápida e não destrutiva, contribuindo para caracterização e qualidade das especificações químicas dos produtos.

Já a Difração de raios-x (XRD) é uma técnica versátil é sensível à estrutura atômica da matéria, atuando também de forma não destrutiva. Ela permite a identificação de fases, quantificação e outras aplicações para diversas indústrias e pesquisas.

O portfólio da Thermo Fisher reúne soluções associadas à Fluorescência como espectrômetros, ferramentas de automação, softwares de análise de elementos e analisadores portáteis usados por cientistas que atuam em diversas indústrias – metais e ligas, cimento, mineração, petróleo, polímeros, energia, meio ambiente e mais. Possui também difratômetros desenvolvidos para atender requisitos de análises estruturais e de fases dos laboratórios, soluções para controle de qualidade, estudos dinâmicos, determinação de formulações e pesquisa e desenvolvimento, utilizado em segmentos como geologia, polímeros, farmacêutica, aço, nanomateriais, semicondutores, forense e outros.

Quem é a Thermo Fisher Scientific

A Thermo Fisher Scientific é líder mundial em produtos e soluções científicas, com receita anual acima de US$ 44 bilhões, cerca de 130 mil funcionários e investe mais de US$ 1,5 bilhão por ano em pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, são mais de 500 funcionários, trabalhando desde a operação até o atendimento ao cliente, reforçando o enfoque científico da empresa.

Sua missão é capacitar os clientes a tornarem o mundo mais saudável, mais limpo e mais seguro, acelerando a pesquisa em ciências da vida, resolvendo desafios analíticos complexos, melhorando os diagnósticos dos pacientes e aumentando a produtividade dos laboratórios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.