NORDESTE GANHA NOVA FÁBRICA DE CIMENTO

NORDESTE GANHA NOVA FÁBRICA DE CIMENTO

 

Brennand Cimentos

O grupo Brennand inaugurou sua primeira fábrica de cimento no Nordeste do país, para atender à demanda da região com uma produção estimada de 1,5 milhão de toneladas por ano. Planejada desde 2011, a nova unidade da Cimento Nacional, marca com a qual a empresa opera, exigiu investimentos de R$ 700 milhões e fica localizada em Pitimbu, no litoral Sul da Paraíba.

Apesar da retração do mercado de construção civil e o consequente impacto na demanda de cimento, o grupo aposta no projeto para consolidar sua posição no mercado. Isto porque a região Nordeste figura como o segundo maior centro consumidor do país, com 23% de todas as vendas, atrás apenas do Sudeste (43%). “O consumo nordestino vem crescendo acima da média nacional e esta unidade foi projetada para atender a essa demanda”, disse o presidente da empresa, José Eduardo Ramos.

O fato de a Paraíba ficar posicionada no centro geográfico do Nordeste também contribuiu para a escolha do local, bem como a disponibilidade de reservas de calcário para a lavra da matéria-prima. Com essa nova unidade, o estado passa a contar com quatro fábricas de cimento, incluindo a Intercement (em João Pessoa), a Lafarge (Caaporã) e a Elizabeth (Alhandra).

Outras duas fábricas estão em processo de implantação, pela Votorantim e Intercement, que totalizarão uma capacidade instalada de 9 milhões de toneladas por ano, transformando a Paraíba no segundo maior produtor de cimento do país. Já o grupo Brennand passará a contar com uma capacidade instalada de 4 milhões de toneladas por ano, incluindo sua fábrica de Sete Lagoas (MG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.