NIPPON STEEL DIVULGA BALANÇO ANUAL

NIPPON STEEL DIVULGA BALANÇO ANUAL

De acordo com Balanço Anual, divulgado pela Nippon Steel, dia 9 de maio, o lucro líquido da empresa em 2918, aumentou 38,9%, para 251,17 bilhões de ienes japoneses. O que equivale atualmente a cerca de 2,29 bilhões de dólares, ou seja, pouco mais de 9 bilhões de reais. No exercício anterior, o valor registrado foi de 180,83 bilhões de ienes. O lucro por ação teve alta de alta de 37,6%, subindo para 281,77 ienes, a partir de 204,87 ienes no ano anterior. Já o lucro operacional registrou queda de 8,5%, com 265,11 bilhões de ienes (US$ 2,42 bi), comparados aos 288,70 bilhões de ienes no ano anterior. *

balanço Nippon Steel

CENÁRIO GLOBAL

Segundo a análise da Nippon Steel, no geral, o mercado interno japonês se mantém forte, devido à sólida demanda, e o mercado externo também permanece estável, a despeito de um eventual declínio no terceiro trimestre do ano passado. A economia global registrou gradual avanço ao longo do ano fiscal de 2018 – que terminou em 31 de março deste ano. Isso se deve pelo crescimento econômico atualmente em curso nos Estados Unidos e a uma tendência à estabilidade na economia dos países emergentes em geral, apesar da China recentemente ter mostrado alguns sinais de desaceleração.

A economia do Japão continua em modesta recuperação, com melhoria paulatina no nível de empregos e com um aumento no investimento de capital. A demanda japonesa por aço permaneceu sólida em setores importantes como o automotivo, por exemplo, e a demanda global por aço no exterior aumentou.

Nesse ambiente de negócios, a Nippon Steel realizou várias medidas baseadas em seu Planejamento Estratégico para 2020, estabelecido em março de 2018. Essas ações estão alinhadas a cinco diretrizes de médio e de longo prazo: fornecimento de materiais e soluções que respondam às mudanças na sociedade e na indústria; fortalecer e expandir os negócios globais; fortalecer continuamente sua capacidade de produção; utilizar avançadas ferramentas e tecnologias de informação em seus processos siderúrgicos; e contribuir para o alcance de uma sociedade sustentável, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDGs).

PERSPECTIVAS PARA 2019

A Nippon Steel prevê que a economia global continuará a crescer de maneira moderada ao longo do exercício atual, já que a China vem promovendo diversas medidas em apoio à sua economia e os Estados Unidos, provavelmente, deverão manter condições econômicas estáveis. A economia japonesa também deve se manter em recuperação, apoiada por melhorias no mercado de trabalho.

Em relação ao mercado siderúrgico, no Japão, a demanda por aço e os preços produto devem permanecer estáveis. Embora a demanda por aço no exterior e as condições de mercado permaneçam fortes no momento, há um risco de desaceleração econômica, a depender do sucesso ou fracasso de medidas econômicas promovidas pelo governo chinês e da direção a ser tomada quanto à batalha comercial entre os EUA e a China, que exige um acompanhamento constante.

No documento, a Nippon Steel alega que, neste momento, não é possível estabelecer estimativas de lucro razoavelmente precisas para o ano fiscal de 2019. Isso se deve por conta de algumas iniciativas em andamento, voltadas para garantir margens de lucro que permitam ao grupo sustentar seus negócios. Além disso, a empresa informa que está negociando com clientes sobre a possibilidade de melhoria dos preços dos produtos siderúrgicos, em função do impacto do aumento dos custos, decorrentes da elevação dos preços das matérias-primas primárias, bem como dos aumentos nos custos das commodities, da distribuição e da aquisição de materiais diversos. De acordo com a Nippon, previsões de lucro deverão ser divulgadas assim que for possível realizar estimativas razoáveis.

APOIO CONTÍNUO À SOCIEDADE E À USIMINAS

Desde sua fundação, a Nippon Steel desempenha importante papel no desenvolvimento da sociedade através da siderurgia. Ela se esforça para avançar em direção ao objetivo de ser “a melhor siderúrgica com capacidades de produção de classe mundial”, aprimorando-se cada vez mais por meio de três fatores: inovação tecnológica; custos competitivos; e alcance global.

Como principal frente de negócios da Nippon Steel no Brasil, a empresa se compromete a continuar apoiando a Usiminas, principalmente por meio da inovação e transferência de tecnologias de ponta. Apostando na recuperação da economia brasileira, o País continua representando um importante alvo de investimentos da Nippon Steel.

* Mais detalhes e números podem ser consultados no “Sumário de Resultados 2018”, disponível no site global da Nippon Steel (em inglês)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.