NEXA RESOURCES PROMOVE BATALHA DA GALVANIZAÇÃO

NEXA RESOURCES PROMOVE BATALHA DA GALVANIZAÇÃO

Com o objetivo de estimular o uso e identificar novas aplicações para a galvanização, a Nexa promove o projeto “Batalha de Galvanização”. Com foco em inovação e sustentabilidade, o concurso tem apoio do Instituto de Metais Não Ferrosos (ICZ) e do International Zinc Association (IZA).

As propostas enviadas devem ser criativas, inovadoras, com o olhar para o novo e levando em consideração as preocupações com a sustentabilidade. As inscrições ficam abertas até 15 de outubro. Para participar e ter acesso a mais informações e detalhes, basta fazer o cadastro no link: http://forms.gle/DCseKXX9cVws5n3aA

Poderão participar da batalha estudantes universitários de qualquer semestre que cursam engenharia e arquitetura. Será permitida a participação individual ou em grupos de até 3 (três) integrantes. A divulgação do vencedor será realizada através de um evento virtual aberto ao público. Programado para o dia 6 de novembro de 2020 com horário a ser definido.

30% da produção mundial de ferro e aço seja desperdiçada

Segundo a Nexa, estudos demonstram que cerca de 30% da produção mundial de ferro e aço é perdida com a corrosão. E que os custos correspondem de 1 a 5% do PIB dos países. Em 2019, por exemplo, o Brasil teve um gasto equivalente a 4% do PIB (R$ 290 bilhões) com manutenção da corrosão.

A Nexa estima que, com a utilização de técnicas de proteção contra corrosão, a economia poderia representar cerca de 25% do PIB. O que corresponde a R$ 72 bilhões por ano.

A galvanização é o processo de aplicação de revestimento de zinco na superfície de aço carbono ou ferro fundido. É, portanto, um dos melhores métodos para se evitar a corrosão. Na medida em que protege qualquer tipo de aço ou ferro, é resistente, durável e tem ótimo custo benefício.

60% do zinco é usado no processo de galvanização

De acordo com o levantamento da companhia, cerca de 60% do consumo mundial do zinco é destinado à galvanização. “Com a galvanização, é possível aumentar de quatro a seis vezes a vida útil de estruturas metalizadas”. A afirmação é de Daniele Beatriz Palmiro Albagli, Gerente Geral Comercial & Desenvolvimento de Mercado da Nexa Resources.

Basicamente, a galvanização é um método que consiste na imersão do metal a ser protegido em um banho de zinco, fundido a uma temperatura média de 450ºC. Desse processo são formadas diversas camadas de ferro-zinco, sendo que a superficial é composta apenas de zinco. O resultado é um metal protegido por muitos anos da corrosão.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.