MINERAÇÃO USIMINAS: PROJETO MINA D´ÁGUA

MINERAÇÃO USIMINAS: PROJETO MINA D´ÁGUA

Em março de 2021, a Mineração Usiminas lançou o projeto Mina D´Água, com o objetivo de contribuir para a ampliação da proteção às nascentes, aos córregos e às matas ciliares de Itatiaiuçu e região (Foto), no estado de Minas Gerais. O “Mina D`Água” teve resultados muito positivos desde que começou a ser executado.

Em 12 meses foram plantadas 6.600 mudas de espécies nativas, sendo todas de produção própria, do viveiro mantido pela companhia. A área recuperada, equivalente a 7,40 hectares e recebeu proteção por meio de cercamento e combate às pragas nos arredores.

Iniciado nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) da empresa, o projeto já foi ampliado. Parcerias firmadas com os municípios permitiram iniciar a execução do “Mina D´Água” na comunidade de Ponta da Serra, na região da Serra Azul, e no Parque Ecológico da Barroca, em Igarapé.

A reconstituição das matas ciliares reduz os riscos de secamento e depósito de materiais nas nascentes. Além disso, a recuperação da biodiversidade do local preservado, com o plantio de árvores, favorece a criação de corredores ecológicos e o reabastecimento dos lençóis freáticos. “A partir da recuperação dessas áreas, queremos proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos, quantitativa e qualitativamente, beneficiando diretamente as comunidades”, afirma o gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O projeto Mina D´Água está relacionado a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030: água potável e saneamento; ação contra a mudança global do clima e vida terrestre.

Foto: MUSA/Divulgação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.