MINERAÇÃO BRASILEIRA PERDE JOSÉ MENDO

MINERAÇÃO BRASILEIRA PERDE JOSÉ MENDO

A mineração brasileira perdeu um de seus mais destacados representantes. José Mizael Mendo de Souza  está sendo velado hoje 23 de setembro de 2019 no Cemitério Parque da Colina em Belo Horizonte. Nas palavras da família, citando Guimarães Rosa, “tornou-se encantado”. Nós da In The Mine, perdemos um amigo e grande incentivador, desde a primeira edição. Disponibilizamos aqui uma entrevista concedida por Mendo à editora da In The Mine, Tébis Oliveira, em março de 2010, com impressionante atualidade, passados quase 10 anos.

José Mizael Mendo de Souza
19-02-1939 – 23-09-2019

O título da entrevista “O grande comunicador”, diz muito de José Mendo. Alguém que chegou a ser chamado de “Sr IBRAM”, em referência ao Instituto Brasileiro de Mineração, que dirigiu efetivamente, como executivo, durante quase trinta anos. Alguém que sempre ressaltou a importância da comunicação na atividade de mineração.

E foi o que ele mais fez, desde que deixou os bancos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em 1961. E, depois do IBRAM, na J. Mendo Consultoria e no CEAMIN (Centro de Estudos Avançados em Mineração), um “fórum de conhecimento mineral”. Mendo foi presidente ou membro titular de conselhos diversos em praticamente todas as associações, fundações, agências e câmaras ligadas à mineração. Sem falar em seu trabalho voluntário na “Escola de Pais do Brasil”.

Voluntariado, aliás, mais uma vez extensivo à mineração, sempre que aceitou fazer palestras, participar de fóruns ou prestar consultorias gratuitamente. Como os convites era freqüentes, ganhou de um amigo próximo o apelido de “0800 da mineração”. Na entrevista, ele lembrou que “a mineração tem que ter algo de missionário”. E é essa missão, da qual tão bem se desincumbiu, que o torna para sempre uma referência obrigatória do setor.

Uma mensagem de Mendo:
“O foco maior não deveria
ser nem o marco regulatório
nem uma agência setorial,
mas sim a competitividade
e inovação do setor mineral”

(Março de 2010, em entrevista à revista In The Mine)

Faça aqui o download da entrevista na íntegra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.