MERCADO JOALHEIRO IMPÕE CRITÉRIOS PARA AQUISIÇÃO DE OURO

MERCADO JOALHEIRO IMPÕE CRITÉRIOS PARA AQUISIÇÃO DE OURO

Em reunião realizada na Feninjer, principal feira do mercado joalheiro, o Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM), em parceria com a Associação Brasileira de Câmbio (Abracam), anunciou um projeto de regulamentação e da criação de um selo de certificação de práticas de diligências sobre a originação do ouro.

Esse projeto prevê uma padronização de processos e procedimentos que garantem às DTVMs e ao mercado joalheiro uma regulamentação na aquisição do ouro. O programa propõe práticas como a criação de um manual que certifica que as DTVMs, empresas responsáveis pela primeira aquisição de ouro, possuem e executem processos e procedimentos de diligências sobre a origem mineral .

Além de lastros ambientais e minerais, projeto prevê a aplicação de políticas anti-lavagem de dinheiro, dificultando, dessa forma, a prática de esquentamento de ouro produzido em áreas não autorizadas. O selo seria realizado em parceria com a Abracam (que já possui um selo de certificação para o mercado de câmbio).

“Tenho muita esperança em um projeto que regulamenta a mineração do ouro desde a sua origem. E a criação deste selo é de extrema importância para a garantia do ouro legal em toda a cadeia da joalheria. Nossa indústria não pode pagar o preço de uma originação mineral irresponsável”, revela Ecio Morais, diretor executivo da IBGM.

Novas iniciativas quanto ao mercado consumidor e ao governo são esperadas para os próximos meses. Tudo isso foi motivado por denúncias colocadas pelo Ibram em parceria com o Instituto Escolhas após tragédia dos garimpos ilegais na terra Yanomami.

Segundo a Fênix DTVM, uma das empresas participantes da reunião, o caminho da auto-regulamentação setorial é essencial: “Estamos muito satisfeitos com a iniciativa de uma regulamentação estar partindo do mercado consumidor de ouro no Brasil. A Fênix se considera preparada para cumprir com quaisquer exigências que transmitam maior confiança aos consumidores e órgãos responsáveis”, revela Pedro Eugenio, diretor de operações da Fênix DTVM.

A criação deste selo faz parte de um projeto que busca investir em toda cadeia de supply do mercado joalheiro. Além disso, o objetivo é fazer com que a indústria joalheira realize a compra apenas do ouro legal e que esteja dentro de uma padronização de processos e procedimentos de diligências sobre a originação desse ouro adquirido.

 

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