JAGUAR MINING BUSCA SISTEMA ANTICOLISÃO

JAGUAR MINING BUSCA SISTEMA ANTICOLISÃO

A Jaguar Mining está entre as mineradoras patrocinadoras do 4º ciclo do M-Start. Trata-se de um programa de inovação aberta que visa solucionar desafios comuns ao setor de mineração no Brasil. Promovido pelo Mining Hub, o projeto ainda está recebendo inscrições de startups. E ecossistemas de inovação (projetos acadêmicos e empresas de base tecnológica). Soluções propostas devem atender a seis temáticas principais. Eficiência Operacional, Fontes de Energia Alternativa e Gestão de Água. Com também Gestão de Resíduos, Desenvolvimento Social e Saúde e Segurança Ocupacional.

No quesito Eficiência Operacional, a Jaguar Mining propõe o “Sistema anticolisão de baixo custo para mina subterrânea”. Com o intuito de preservar a segurança dos colaboradores, reduzir em pelo menos 50% o custo com acidentes e aumentar a disponibilidade de equipamentos. O projeto foi liderado pelo coordenador de lavra e desenvolvimento da empresa, Filipe Sá. E também pelo analista de segurança Guilherme Neves e pelo coordenador de elétrica Junio Guimarães. E será implementado na Mina de Ouro Pilar, localizada no município de Santa Bárbara, MG.

Engajamento em busca de melhorias operacionais

“Como são locais estreitos e com condições de visibilidade de moderada a baixa. Essas adversidades poderão ser solucionadas com a implementação do sistema anticolisão. Estamos engajados e certos de que a nossa proposta resultará em diversas melhorias operacionais. De modo a reforçar nosso principal valor, que é a segurança”, explica Filipe Sá.

“Estamos permanentemente buscando por processos mais seguros, rentáveis e socialmente responsáveis”, diz Roberto Piragibe, gerente geral de suprimentos, projetos e meio ambiente. Segundo ele, o projeto permitirá aprimorar os processos. E reforçar a segurança nas operações, com custo baixo e máxima eficiência.

O M-Start é um programa realizado pelo Mining Hub. Com o propósito de desenvolver Provas de Conceito (PoC) de projetos. Em condições de solucionar os principais desafios da cadeia de mineração no Brasil. PoC é um termo utilizado para denominar a implantação de um modelo prático. Que possa provar o conceito (teórico) estabelecido por uma pesquisa ou ideia. O M-Start tem duração de 6 meses (julho a dezembro de 2020). Sendo um mês dedicado ao planejamento e cinco meses para implantação das PoCs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.