HISTÓRIA DA MINERAÇÃO BRASILEIRA

De autoria dos geólogos Iran Ferreira Machado e Sílvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, a obra retrocede aos séculos XVI, XVII e XVIII, para contar o início das atividades de mineração no Brasil.

Os capítulos seguintes atravessarão os séculos XIX e XX e chegarão ao século XXI, tratando de temas relevantes ao setor mineral. Entre eles, o surgimento da indústria siderúrgica nacional, a criação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a edição do primeiro Código de Minas, em 1934, e a fundação da Vale (então Cia.Vale do Rio Doce – CVRD), além de economia e política mineral. Há capítulos dedicados, inclusive, às tragédias de ruptura das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais.

ImagemMineBookITM102

Iran Machado, que já foi professor e diretor associado do Instituto de Geociências da Unicamp (Universidade de Campinas), é consultor em Planejamento e Economia Mineral. Sílvia Figueirôa, fundadora da Sociedade Brasileira de História das Ciências, é professora da Unicamp e membro da International Commission on the History of Geological Sciences – INHIGEO e da International Academy of the History of Sciences – IAHS (editoracrv.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.