ELEITA NOVA DIRETORIA DA COMISSÃO DE RECURSOS E RESERVAS

Em 13 de agosto de 2020, o novo Conselho Diretor da Comissão Brasileira de Recursos e Reservas tomou posse, com mandato de 2 anos. As ações da CBRR são alinhadas ao Comitê de Reservas Minerais e Padrões Internacionais de Relato.  O CRIRSCO (Committee for Mineral Reserves InternationalReporting Standards). Ao qual estão vinculados, através de seus Comitês Nacionais, os instrumentos JORC (Austrália) e NI 43-101 (Canadá).

Práticas globais de engenharia e geologia

A CBRR é uma organização privada sem fins lucrativos. Seu foco é o estabelecimento, promoção e gerenciamento de esforços para fomentar e desenvolver o setor mineral brasileiro. Suas iniciativas incluem: difusão de melhores práticas globais de engenharia e geologia e diretrizes para declaração de Resultados de Exploração, Recursos e Reservas Minerais. De acordo com os padrões estabelecidos pelo CRIRSCO. Bem como gestão do processo de certificação e registro de geólogos, engenheiros e profissionais atuantes no Setor Mineral como profissionais qualificados no Brasil.

Presidência rotativa

Pelas regras da CBRR, a presidência é exercida de forma rotativa entre o sindicados pelas Instituições Constituidoras da CBRR. De modo que a cada dois anos o presidente seja um representante de uma instituição diferente.
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM)
Agência Brasileira de Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral (ADIMB)
Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM)

O novo Conselho Diretor eleito é constituído por 6 integrantes:

PRESIDENTE: Júlio Cesar Nery Ferreira (IBRAM)
VICE-PRESIDENTE: Celeste Queiroz Pereira (Vale)
Edson dos Santos Correa Ribeiro (Vale)
Alessandro Henrique Medeiros Silva (AnglogoldAshhanti)
Miguel Antônio Cedraz Nery (ABPM)
Walid El Koury Daoud (Titanium Mineradora)

Marcos André Gonçalves

Marcos André Gonçalves despede-se da presidência do Conselho Diretor da CBRR.  Geólogo, com 26 anos de experiência profissional, Mestre em Administração e Política de Recursos Minerais pela Unicamp, possui MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, já foi Presidente da ADIMB (2014-2016), Gerente Nacional da Altoro Mineração e da Pedra Branca Mineração, e é Presidente da Codelco do Brasil desde 2008. Marcos chegou à presidência da CBRR em 2018 com o desafio de ampliar sua atuação e estruturação no país, com aumento da representatividade junto aos profissionais da área da mineração. Marcos diz:

““Encerro minha contribuição como membro ativo da CBRR neste mês de agosto, ciente dos desafios vencidos, e do longo caminho que ainda temos a percorrer, para colocar a mineração brasileira no lugar de destaque que ela merece. Agradeço muito a confiança em mim depositada, e tenho certeza de que os colegas que ficam e continuam o trabalho, são os melhores para confiar o papel de protagonista que a CBRR deve ter e com certeza terá. Sucesso!”

Júlio Cesar Nery Ferreira

Júlio Cesar Nery Ferreira, é Diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM. Engenheiro de Minas (UFMG), tem 41 anos de experiência nas áreas de meio ambiente, planejamento e operações. Foi gerente geral de planejamento operacional da MBR e superintendente do Complexo Pico, ocupou a Gerência Geral de licenciamento da Vale e foi diretor de operações da Crusader do Brasil. Coordenou o Comitê para Normalização Internacional em Mineração/IBRAM e participa do Conselho de Meio Ambiente/FIEMG.

“Gostaria de agradecer a confiança depositada em mim pela ADIMB, a ABPM e o IBRAM, instituições que se uniram para formar a Comissão Brasileira de Recursos e Reservas – CBRR, que agora passo a presidir.

Temos também de agradecer ao Marcos e aos conselheiros da gestão passada pelo seu trabalho incessante na busca pela implementação de um sistema moderno de definição e classificação de recursos e reservas minerais no Brasil.

Juntamente com nossos colegas do novo Conselho Diretor, devemos fazer da continuidade a marca desta gestão, reconhecendo a boa qualidade do trabalho até aqui. Vamos buscar a aprovação da nova regulamentação para aprovar proposta de Norma para Classificação e Aprovação de Recursos e Reservas em estudo na ANM, ampliar o número de profissionais registrados na CBRR e continuar o processo junto ao CRIRSCO para criar novas áreas de competência.”

Celeste Queiroz Pereira

Celeste Queiroz Pereira, geóloga, liderou o time de Estimativas de Recursos da Exploração da Vale e dedicou-se à normatização do processo de gestão de Recursos e Reservas, assume como Vice-Presidente. É membro fundadora da CBRR (PQR. CBRR 017018) e foi presidente do Comitê Técnico.

Importante ressaltar, que a entidade conta com o firme apoio e atuação dos profissionais PQR Edson Ribeiro (Vale) e Thomas Brenner (Nexa), que contribuem para o papel de destaque que a CBRR vem tendo junto ao CRIRSCO e ao cenário mundial de certificação de recursos e reservas e qualificação de profissionais.

O Conselho Diretor, os Comitês e a Secretaria Executiva da CBRR cumprimentam o presidente Marcos André Gonçalves, que deixa o cargo, e o presidente Julio Nery que acaba de ser empossado, renovando os votos de pleno sucesso à CBRR.

Mais informações e contato da CBRR estão disponíveis no site: http://cbrr.org.br/conselho-superior/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.