EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E MELHOR PERFORMANCE DE COMPRESSORES NA ABM WEEK 2017

Queimador piloto e sensor UV para detecção de chamas

A White Martins reforça sua relevante parceria com o segmento siderúrgico e metalmecânico brasileiro ao mostrar projetos e processos inovadores na ABM Week 2017. O evento ocorre no Centro de Convenções Pro Magno e conta com dois cases da companhia, que serão apresentados nos painéis do 32º Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais:

Melhoria na capacidade de compressão por meio da redução da perda de carga na sucção de compressores: a técnica, uma das mais recentes da companhia e aplicada desde 2016, permite uma condição operacional mais estável e “leve” para os compressores usados no processo de separação de ar por meio da troca de filtros e tubulação. Proporciona menor consumo de energia e aumento da vida útil da máquina por menor desgaste. O retorno do investimento ocorre, de forma geral, em apenas seis meses. O case será apresentado por Ignácio Barradas, engenheiro especialista da White Martins, em 3 de outubro, às 11h55.

Substituição de torre de refrigeração convencional por trocador de calor por evaporação (EVAP) de circuito fechado: aplicada pela White Martins desde 2012, a técnica consiste em reduzir a utilização de recursos hídricos em 25% em grandes indústrias, por meio de diminuição das perdas por evaporação, além de redução de gastos com compostos químicos para tratamento de H2O. Também proporciona menor paralisação de equipamentos na operação e minimiza o consumo energético. Difere das torres de resfriamento de água tradicionais por conter serpentinas metálicas em seu interior, em vez de enchimento de contato. Neste equipamento, o líquido a ser resfriado não tem contato com o ar atmosférico, pois circula no interior dos tubos das serpentinas. Um circuito secundário de água molha a superfície externa dos tubos das serpentinas e provoca a evaporação de parte dessa água, em troca de um resfriamento da temperatura do ar externo. A apresentação será realizada por Matheus Togni, engenheiro da White Martins, em 3 de outubro às 10h15.

Outros dois cases da White Martins serão apresentados no 47º Seminário de Redução de Minérios e Matérias-Primas, evento integrante da ABM Week 2017:

Enriquecimento com oxigênio no comburente dos fornos regeneradores de altos fornos: o processo, colocado em operação no Brasil pela White Martins em janeiro de 2017, consiste no uso de ar de combustão enriquecido com até 5% de oxigênio no processo de aquecimento dos fornos regeneradores do alto forno. Desta forma, é possível maximizar o uso do gás de alto forno – combustível de menor valor, gerado internamente e que estava sendo descartado – e reduzir ou eliminar o uso do gás de coqueria, combustível também gerado internamente, mas de maior valor agregado e que pode ser usado em outras áreas da usina, substituindo o gás natural. O gás de coqueria economizado no aquecimento dos regeneradores pode ser direcionado para geração de energia elétrica e fornos de reaquecimento na área de laminação, reduzindo os custos da matriz energética da usina e as emissões de carbono. O trabalho será apresentado por Enderson Gomes, gerente de aplicações e processos da White Martins, em 3 de outubro, às 14h, sala 3.

Sistemas de aquecimento de panelas Oxicombustão: o sistema aplica oxigênio puro no processo de combustão dos aquecedores de panelas, visando reduzir o consumo de combustível, em níveis que podem chegar a 50% de economia. Outros benefícios também podem ser observados, como reduções nas perdas de temperatura do aço líquido transportado nas panelas, aumento da vida útil dos refratários das panelas e melhor encharque do revestimento. Os queimadores – com design próprio da White Martins – também permitem maior homogeneidade do aquecimento. Esse processo segue os mais rígidos padrões internacionais de segurança, sem gerar qualquer impacto para a integridade das panelas e seus revestimentos. Tiago Costa, gerente de aplicações e processos da White Martins, será responsável pela apresentação em 4 de outubro, às 11h05, na sala 6.

“Apresentaremos inovações contínuas para estes segmentos da indústria e temos participado ativamente dos eventos e debates da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. Garantimos a confiabilidade e a tradição de nossos produtos e serviços, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento do país”, afirma Luiz Werneck, diretor de Eficiência Operacional da White Martins.

O estande da empresa na ABM Week 2017 – identificado com o número 35 – apresenta processos industriais inovadores para os segmentos de siderurgia e metalmecânica.

A ABM Week é o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração. Chega a sua terceira edição com a missão de promover o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e melhorar a competitividade das empresas do setor. É realizada pela ABM e permite a troca de expertise, exposição de tendências e práticas, além de apresentação de estudos e geração de novos negócios.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.