CONCORRÊNCIA INCENTIVADA

CONCORRÊNCIA INCENTIVADA

Cresceram 12% até outubro de 2023, em comparação a 2022, as importações de produtos de ferro e aço pelo Brasil, totalizando US$ 9 bilhões. O levantamento é da Vixtra, fintech de comércio exterior, a partir de informações disponibilizadas pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

O resultado segue a tendência de aumento verificada desde 2019, exceção feita a 2020 quando houve ligeira queda devido à pandemia de Covid-19 (veja gráfico). Os produtos mais importados são os laminados de ferro ou aço (14%), parafusos e fixadores (10%), tubos e perfis (10%), peças de aço ou ferro diversas (8%) e acessórios para tubos (5%), vindos principalmente da China (39%), seguida à distância pela Alemanha (9%), Estados Unidos (8%) e Itália e Japão (4% cada).

O aumento das importações, segundo a fintech, pode ser creditado à redução da tarifa de importação de itens siderúrgicos em 2022 que, mesmo revisada para 12 produtos em 2023, acabou aliada ao aumento de sua demanda no mercado nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.