Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural

Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural

gas naural

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a BG Brasil (membro do BG Group, sediado no Reino Unido) apresentaram nesta terça-feira (10/12) sua Chamada de Propostas para a criação de um Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural, a ser instalado no Estado de São Paulo.

Para a implantação do Centro e o desenvolvimento de pesquisas sobre gás natural em diferentes áreas, serão investidos até US$ 20 milhões ao longo de cinco anos. O investimento será feito em partes iguais entre as duas instituições.

As propostas de pesquisa deverão ser apresentadas até março de 2014 em áreas voltadas para o aprimoramento do consumo de energia limpa visando à redução de emissão de gases de efeito estufa; desenvolvimento de gás natural como combustível para transporte marítimo; melhoria de técnicas de engenharia para a produção de gás natural e conversão de gás em matérias-primas para a indústria química, incluindo hidrogênio.

Resultado de um acordo de cooperação assinado em setembro entre FAPESP e BG Brasil, a chamada de propostas foi apresentada em cerimônia realizada na sede da Fundação. Na ocasião, estiveram reunidos pesquisadores e lideranças acadêmicas, que discutiram as condições para apresentação de projetos, os pré-requisitos dos proponentes, os contornos acadêmicos e científicos esperados das propostas e os critérios de seleção.

Também foram apresentados os requisitos para a instituição que sediará o Centro de Pesquisas, bem como os mecanismos de gestão e os itens financiáveis dentro do orçamento da chamada. O Centro será o primeiro deste tipo em uma região tropical e terá como objetivo ser líder mundial em inovação em gás e sistemas de energia.

De acordo com o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, as pesquisas a serem desenvolvidas no Centro vão permitir expandir o conhecimento e ampliar as aplicações para o uso do gás natural. “O formato Centro de Pesquisa em Engenharia, criado recentemente pela FAPESP, permite que a parceria entre a empresa e as universidades crie uma interação contínua que estimula novos desafios. O núcleo duro das atividades deve ser a pesquisa internacionalmente competitiva e esperamos receber várias excelentes propostas em resposta à chamada.”

Os temas prioritários para a pesquisa a ser desenvolvida no Centro foram identificados em conjunto entre a FAPESP e a BG Brasil. O objetivo é desenvolver conhecimento em questões como combustão avançada de gás natural, geração de energia de baixo carbono utilizando gás natural, eficiência energética e substituição de combustíveis, incluindo novas aplicações, além de política e infraestrutura para o uso de gás.

“O lançamento de editais tem sido um elemento importante para garantir a geração de projetos de pesquisa qualificados e aperfeiçoar oportunidades de investimento conjunto, além de tornar as oportunidades públicas, conferindo transparência ao processo de seleção de parceiros. Nesse caso, ao atuar em conjunto com a FAPESP, esperamos receber propostas do mais alto nível, submetidas pelos melhores pesquisadores do Estado de São Paulo”, afirma John Costin, Gerente de Projetos de Tecnologia do BG Group.

A instituição escolhida para hospedar o Centro de Pesquisa deverá ter um pesquisador principal à frente do projeto e dar apoio institucional e administrativo aos demais pesquisadores envolvidos, além de garantir acesso a materiais e equipamentos.

O Centro deverá, ainda, promover a interação entre pesquisadores das instituições envolvidas com uma instituição internacional de pesquisa em gás natural, a ser estabelecida pelo BG Group. Essa interação deve incluir atividades de intercâmbio entre pesquisadores e estudantes, com o compartilhamento de informações sobre o andamento e os resultados das pesquisas, além da pro moção de seminários, conferências e workshops.

Para Hernan Chaimovich, coordenador dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) e assessor especial da Diretoria Científica da FAPESP, o valor investido para a constituição do Centro é bastante significativo e, além da pesquisa, vai proporcionar apoio a diferentes ações, como concessão de bolsas, organização de eventos e a cobertura de custos para pesquisadores visitantes. “Queremos que todos os envolvidos troquem informações e experiências entre si, para que as pesquisas sejam verdadeiramente transdisciplinares”, disse.

As propostas de constituição do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural deverão incluir detalhes da estrutura de gestão proposta, as funções-chave, com indicação dos pesquisadores, sempre que possível, detalhes dos objetivos, escopo, orçamentos e mecanismos a serem utiliza dos para pesquisa, ensino, difusão e transferência de tecnologias advindas das pesquisas.

“Vamos selecionar propostas que beneficiarão o setor de óleo e gás em geral, tanto na otimização do uso do gás natural, quanto na eficiência energética. Nossa estratégia de tecnologia é realizada por meio de parcerias com instituições, universidades e start-ups, acelerando o processo de geração e aplicação prática de inovação”, afirma o CEO da BG América do Sul, Nelson Silva.

As propostas podem ser submetidas até 10 de março de 2014. O resultado da chamada, com a escolha da instituição que sediará o Centro de Pesquisa, será divulgado em 12 de setembro de 2014.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.