AVALIAÇÃO DA TOROTM LH517i SANDVIK NA YAMANA

AVALIAÇÃO DA TOROTM LH517i SANDVIK NA YAMANA

A primeira carregadeira rebaixada Sandvik da Jacobina Mineração e Comércio (JMC) foi adquirida em 2016. A esse modelo LH517 foi acrescentado um segundo, ambos complementados por três unidades da nova geração do equipamento – ToroTM LH517i.

A cabine ergonômica, silenciosa, espaçosa e com ar condicionado possui o certificado ROPS & FOPS, dando segurança ao operador em situações de queda do material ou tombamento da máquina. Para facilitar a manutenção, os circuitos hidráulicos e elétricos são mais simples e bem distribuídos e há guarda-corpos para proteção dos colaboradores durante as intervenções.

No caso da JMC, a LH517i foi adquirida com opcionais importantes para minas subterrâneas: caçamba com ejetor, para reduzir a altura de operação do equipamento no subsolo; controle remoto para operações a longa distância; sistema de resgate, que permite que o equipamento seja rebocado e libera os freios de emergência em caso de pane; e IWS (medição da carga útil na caçamba e do número de caçambas carregadas durante o turno), entre outros (veja tabela com especificações).

Daniel dos Santos Brito, operador de equipamento III da JMC
Daniel dos Santos Brito, operador de equipamento III da JMC

Operação

O operador de equipamento III da JMC, Daniel dos Santos Brito, explica que o motivo da aquisição das carregadeiras rebaixadas Sandvik foi o aumento da produtividade de tonelada/hora do carregamento nas frentes de extração da mina. Como benefícios da LH517i, ele destaca os ganhos de tempo de deslocamento possibilitado pelo dispositivo LOCAP, o maior conforto da cabine e a operação remota. “Um recurso que temos utilizado bastante é o sistema de pesagem (IWS), pois nos ajuda a dimensionar a carga máxima das caçambas e a tonelagem que produzimos por turno”, diz Brito. As carregadeiras trabalham 15 horas diárias em média e são conduzidas por operadores que foram treinados, habilitados e capacitados por um técnico instrutor da Sandvik, na própria mina, para atuar com esses equipamentos.

Luciano Santos, mecânico especializado da JMC
Luciano Santos, mecânico especializado da JMC

Manutenção

Para o mecânico especializado da JMC, Luciano Santos, os principais diferenciais das LH517i em relação à versão anterior são o sistema de guarda-corpo para trabalhos em altura; a maior confiabilidade no trem de força; o sistema de regaste mais robusto; os sistemas de troca de calor da transmissão e freio independentes; e o sistema de câmera mais atualizado. Os problemas mais verificados são falhas elétricas, que não decorrem de falhas de operação, segundo Santos.

A manutenção de rotina das carregadeiras rebaixadas é realizada de acordo com um mapa de 52 semanas, onde são programadas as intervenções preventivas com frequência de 125, 250, 500, 1.000, 2.000 e 4.000 horas de operação. Também há manutenções preditivas e preventivas, as segundas com coleta de óleo. A lubrificação dos equipamentos segue igualmente uma programação. Os principais indicadores operacionais monitorados nas máquinas são as pressões de transmissão, óleo do motor e pneus e as temperaturas de água do motor e do óleo da transmissão. Além de um estoque próprio de peças e componentes de reposição, que inclui motores, eixos, transmissões e controles remotos, a JMC possui um contrato de serviços com a Sandvik, que mantém uma loja In Company na mineradora com os itens mais utilizados.

A mina conta com duas oficinas centrais de manutenção e possui instalações de caldeiraria, tornearia, borracharia e PCM (Planejamento e Controle de Manutenção). Quando necessário, a área recebe o suporte técnico da Sandvik para as carregadeiras. Mas são situações pontuais, explica Santos: “Hoje, a equipe da JMC possui profissionais com mais de dez anos de experiência na frota de LHs, todos treinados pela Sandvik e com muito conhecimento técnico desse tipo de equipamento”, assegura.

 

Carregadeira ToroTM LH517i Sandvik
 

Componentes

 

Especificações

 

 

 

Trem de Força

 

Motor Volvo TAD1342VE (310kW, Euro Estágio II/Tier 2) com filtro de ar seco, exaustor de dupla camada, purificador catalítico e silenciador; conversor Dana SOH 9000; câmbio de transmissão DANA SOH 6000 automático; eixo Kessler com mola hidráulica; pneus 29.5 x 29 L5S
 

 

Cabine

Cabine com certificado de segurança ROPS & FOPS; assento com descanso baixo e cinto de segurança com dois pontos; tela touch screen de 7” em cores, com brilho e contraste ajustável; hardware de serviços digitais da Sandvik; carregamento do AutoMine disponível
 

Chassis

Estrutura fortificada com espessura otimizada; taques hidráulico e traseiro e base da cabine soldados ao chassis; articulação central com rolamento superior ajustável; lubrificação central automática; caçamba de 7 m3
 

Elétrica

Sistema de controle inteligente da Sandvik com tela de 7”; luzes LED para trabalho e direção; freios e sinalizadores de estacionamento LED; buzina com configuração dupla para alarmes separados (ligar o motor e ré);
 

 

Hidráulica

Bomba elétrica para o óleo hidráulico; intertravamento de portas para hidráulicas de freios, caçamba e volante; sistema de sensor de carga com bombas de pistão; mangueiras aprovadas pelo MSHA e de acordo com ORFS; circuito hidráulico independente para freios; freio de ativação automática, ABA
 

Outros

Extintor portátil 12kg; interruptor principal com trava; isolador de partida com trava; botões de emergência de pare; amortecedor de choque nos pneus; conectores de óleo (pacote de exemplar não-incluso)
 

 

Opcionais

Roda sobressalente; caçamba com ejetor; suspensão no braço; controle remoto para operação a longa distância; sistema de reboque; IWS (balança integrada para a caçamba); sistema de supressão a incêndio com acionamento automático; grades de segurança; sistema de câmeras; direção de emergência, sistema de monitoramento da pressão dos pneus

Foto do destaque: Foto 1: Carregadeira LH517i Sandvik em operação na Jacobina Mineração ( Sandvik/Divulgação)

 

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