APOENA PROMOVE SIMULADO DE EVACUAÇÃO PARA A COMUNIDADE 

APOENA PROMOVE SIMULADO DE EVACUAÇÃO PARA A COMUNIDADE 

No dia 15 de maio ocorreu, em Pontes e Lacerda (MT), um simulado de evacuação para a comunidade do entorno à jusante da Barragem EPP, localizada na unidade Ernesto da Apoena. A iniciativa mobilizou autoridades, imprensa e equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Miliar e Agência Nacional de Mineração (ANM). Os procedimentos que constam no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) foram atendidos em sua totalidade, no menor tempo possível. Esta foi a primeira ação do tipo realizada por uma empresa de mineração no Mato Grosso.

“Um dos objetivos da atividade é atender a um requisito legal. Outra finalidade é buscar a excelência no atendimento de emergência. Vale ressaltar que a probabilidade de isso ocorrer é muito baixa, em função dos rígidos controles e dos cuidados adotados”, diz Jorge Camargo, Gerente-Geral da Apoena. As barragens da Apoena, lembra ele, são muito diferentes daquelas de Mariana e Brumadinho. No caso: localização (à jusante), volume, método construtivo, tipo de material armazenado e ausência de povoados ou instalações da empresa no entorno.

Quem é a Apoena

A Apoena iniciou suas atividades no Mato Grosso com a aquisição das unidades São Francisco e São Vicente em 2010. Hoje, atua na região por meio das unidades São Francisco, localizada em Vila Bela da Santíssima Trindade, e Ernesto/Pau-a-Pique, que fica em Pontes e Lacerda e Porto Esperidião. A empresa está focada no crescimento responsável e sustentável e o faz por meio dos mais rígidos padrões de segurança e meio ambiente, atuando sempre de uma maneira socialmente responsável.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.