ANALISADOR ONLINE DE TEORES DE MINÉRIO

Por: Felicio Simões

Recentemente, iniciamos na Mosaic Fertilizantes um processo robusto de mudança tecnológica em nossas principais unidades de beneficiamento de fosfato no Brasil, entrando numa etapa pioneira na produção do concentrado do mineral. O projeto de Recuperação de Massa investiu US$ 12 milhões nas unidades de Tapira (MG) e Catalão (GO), afim de maximizar a eficiência do processo produtivo. Em 2021, conseguimos um incremento relativo de 3,1% no desempenho de produção. Até dezembro de 2022, a previsão é atingir 7%.

Felicio Simoes
Felicio Simões, Especialista em Processos de Mineração da Mosaic Fertilizantes

Sob os pilares inovação, transformação e controle de processo, a estratégia veio revolucionar a indústria brasileira de fosfato e combina a instalação de sensores e equipamentos modernos nas usinas, como analisadores online de teores e câmeras de alta precisão, com a implantação de sistemas de controle avançados, também conhecidos como sistemas especialistas.

Para o sucesso dessa transformação, os analisadores online são essenciais. Instalados nas etapas de britagem e flotação, os equipamentos serão responsáveis por gerar informações de teores P2O5 – essenciais em formulações de fertilizantes – e outros elementos de forma conectada, aumentando a eficiência de todo o processo e reduzindo o tempo de espera de mais de duas horas para menos de cinco minutos.

Até então, para se obter os resultados de teores do minério e concentrados, era necessária a coleta de amostras dentro da usina, o transporte desse material para um laboratório de preparação e seu posterior envio ao laboratório químico, onde seriam realizadas as análises químicas por Raio-X. Com os novos equipamentos, todo esse processo será realizado dentro da unidade de beneficiamento, de forma automatizada, segura e eficiente.

O analisador online de teores para flotação é um equipamento capaz de receber amostras de polpa mineral de diferentes fluxos como alimentação, concentrado e rejeito das flotações (12 em Tapira e 6 em Catalão), viabilizando o acompanhamento dos teores dos fluxos a cada cinco minutos. O método de medição utilizado pelo equipamento é o LIBS (Laser-Induced Breakdown Spectroscopy).

Para a correta operação do equipamento foi necessária a instalação de um sistema robusto de amostragem automática, contendo amostradores de polpa, válvulas automáticas ON-OFF, bombas de pequeno porte, tubulações e outros. O objetivo desse sistema é realizar a coleta de amostras representativas nos fluxos desejados e direcioná-las para o analisador online. O equipamento, por meio de um software especializado, controla qual amostra será direcionada para ser realizada a análise de teores baseada em uma programação prévia. As análises de teores integradas com o sistema de controle avançado permitirão a atuação autônoma no processo com maior rapidez e eficiência.

Já o analisador online de correia da britagem contempla a instalação de um equipamento em uma correia transportadora de formação das pilhas que alimentam a unidade de beneficiamento. Essa ferramenta possibilita, de forma eficiente, o fechamento/reconciliação das produções da unidade, atendendo aos novos níveis de exigências do mercado em termos de certificação de reservas minerais, além de melhorar o controle de processos e a agilidade nas atuações na planta.

O equipamento utiliza como método de medição o PGNAA (Prompt Gamma Neutron Activation Analysis – análise por ativação neutrônica pelo método Prompt Gamma), técnica de análise eficiente, de alta sensibilidade e não-destrutitva que testa continuamente amostras de tamanhos variados para os tipos e a quantidade de elementos leves. Todas as informações geradas serão disponibilizadas no banco de dados da unidade de forma online, possibilitando a realização de alterações inclusive na lavra da mina.

A implementação dessas tecnologias é um passo importante no beneficiamento de fosfato no Brasil. O analisador online de correia será o primeiro no Brasil em fosfato e o equipamento da flotação é o segundo com tecnologia de medição a laser implantado no país e o segundo em fosfato no mundo. A modernização nas plantas está também atrelada aos conceitos de ESG. Os novos sistemas permitirão a realização das atividades de forma segura e sustentável, dando mais conforto e segurança aos funcionários da planta e laboratórios e permitindo que continuemos a ajudar o mundo a produzir os alimentos que precisa de forma mais eficiente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.