AMÉRICA DO SUL GANHA MAPA TECTÔNICO EM AMBIENTE SIG

AMÉRICA DO SUL GANHA MAPA TECTÔNICO EM AMBIENTE SIG

A nova versão do Mapa Tectônico da América do Sul estará disponível ao público a partir da próxima terça-feira (27/3), quando pesquisadores envolvidos com a elaboração do mapa, irão se reunir no Rio de Janeiro para apresentar essa iniciativa, coordenada pela Comissão do Mapa Geológico do Mundo (Commission of the Geological Map of the World – CGMW). O Mapa em SIG (Sistema de Informações Geográficas) apresenta informações geológicas, geocronológicas e geofísicas, além de outros temas relevantes, que permitem conhecer em ambiente digital,  a idade, formação das rochas e sedimentos do continente Sul Americano e das áreas oceânicas adjacentes.

“Na área ocupada pela cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, o SIG nos indica que as rochas foram formadas entre 700 e 540 milhões de anos atrás e que a atual ‘calmaria’ geológica esconde um passado de turbulências com prováveis terremotos, altas cadeias de montanhas e oceanos que foram totalmente fechados e extintos”, explica a pesquisadora em Geociências Lêda Maria Fraga do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

A novidade em relação ao mapa anterior de 2015, é que o SIG permite maior interatividade por meio  de um banco de dados em formato digital que conta com informações de cerca de 8 mil polígonos. Também será possível baixar o mapa em celulares ou tablets.

Histórico – A decisão de preparar uma nova edição do Mapa Tectônico da América do Sul na escala de 1: 5 000 000, em formato digital, utilizando a tecnologia SIG, foi aprovado pela Assembleia Geral da Comissão do Mapa Geológico do Mundo (CGMW), realizada em Paris em 2002. O trabalho começou em 2004 e durante mais de uma década contou com a colaboração de dezenas de pesquisadores, principalmente do   Brasil e da Argentina.

Local: Rio de Janeiro – Avenida Pasteur – Urca, 404

Programação:

14h – 14h20 Abertura, pronunciamento dos representantes da CPRM e do SEGEMAR

14h20 – 14h40 – O Mapa Tectônico da América do Sul – Histórico do conhecimento e relevância no cenário global das Geociências – Carlos Schobbenhaus (CPRM)

14h40 – 15h – O papel fundamental dos e a contribuição de outros serviços geológicos e do meio científico-acadêmico – Lêda Maria Fraga (CPRM) e Inácio de Medeiros Delgado

15h – 15h20 – Uma legenda unificada para contar a história da evolução tectônica do Continente sul-americano – o grande desafio – Umberto Cordani (USP) e Victor Ramos (Universidade de Buenos Aires) coordenadores continentais

15h20 – 15h40 – Apresentação do SIG do Mapa Tectônico da América do Sul – Lêda Maria Fraga (CPRM) e Umberto Cordani (USP)

15h40 – 16h – Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.