AECI MINING EXPLOSIVES DEFINE UMA NOVA REFERÊNCIA PARA EXPLOSIVOS A GRANEL

 AECI MINING EXPLOSIVES DEFINE UMA NOVA REFERÊNCIA PARA EXPLOSIVOS A GRANEL

Após extensa pesquisa e desenvolvimento, a AECI Mining Explosives lançou uma versão significativamente aprimorada de seus explosivos de emulsão a granel.  Apropriadamente apelidado de Powergel X², o nome indica que o produto pode ser usado em condições extremas de detonação, tal como furos quentes e assim como em condições de solo reativo.

Uma adição muito necessária à oferta de produtos da AECI é a introdução de sua linha Powergel X².  O produto é projetado para aplicações de mineração de superfície onde existem condições extremas de detonação, tal como furos de detonação quente e solo reativo ou uma combinação de ambos. O produto é diferenciado pelo fato de que a maioria dos produtos concorrentes disponíveis no mercado atendem detonações em solo reativo ou furos quentes, mas não a ambos.

O Powergel X² foi desenvolvido e testado por algumas das mentes mais dedicadas e criativas do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da AECI Mining. “O Powergel X² é um explosivo de emulsão que emprega química muito inteligente, corroborando extensa experiência de campo e conhecimento prático”, explica Franky Botha, Gerente de Portfólio de Produtos Explosivos.

Produto pode ser misturado com nitrato de amônio

“O produto é único por não sacrificar o desempenho, e pode ser aplicado em áreas com condições extremas de solo”, diz Botha, acrescentando que o produto também possui excelentes características de gases e é resistente à água.  Outro atributo único é que o Powergel X2 pode ser misturado com nitrato de amônio de grau técnico (TGAN) para atingir determinados resultados necessários de detonação.  No entanto, isto depende do nível de reatividade da rocha.

“O Powergel X² oferece uma solução única para clientes que experimentam estas condições extremas de solo”, diz Botha. Isto, diz ele, oferece benefícios de longo alcance e risco reduzido, ao mesmo tempo que nega a necessidade de altos níveis de estoque. Ele também elimina a prática cara e demorada de ter que fazer furos com introdução de mangas em solo reativo.

Powergel X² foi testado em temperaturas extremas

Para provar o conceito, o produto já foi testado ao ser exposto a temperaturas externas extremas em Alkantpan, no Cabo Setentrional, na África do Sul. “O produto se saiu excepcionalmente bem em todos os testes realizados”, diz Botha.  Botha afirma que em testes de VOD realizados até o momento, o produto teve um desempenho além das expectativas.

Em termos de setores-alvo, Botha diz que este produto, com suas capacidades de resistência ao calor, proporcionará uma vantagem significativa para os clientes no setor de carvão, oferecendo uma solução única para condições extremas de solo. “Suas qualidades inibidoras contra solo reativo certamente podem levar a possibilidades de sua utilização também em outros setores”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.