TOP IN THE MINE: JAGUAR MINING

TOP IN THE MINE: JAGUAR MINING

 


Moinho e Correia Transportadora
Fotos: Morro do Pilar/Jaguar Mining

Na mina de ouro Pilar, parte do Complexo Caeté, da Jaguar Mining, sediada em Santa Bárbara (MG), a frota móvel de lavra e carregamento é composta por 20 máquinas. Outros 18 equipamentos integram a usina de beneficiamento da produtora de ouro (Tabela 01). Tanto a operação quanto a manutenção desse parque é própria.

Os trabalhos de perfuração de rocha são executados por jumbos e fandrills e os de lavra por pás carregadeiras frontais e subterrâneas (LHD) e por uma escavadeira. Caminhões off road fazem o transporte interno do minério, enquanto retroescavadeiras, uma motoniveladora e um caminhão pipa são utilizados na manutenção e umidificação das vias de acesso da mina. A frota conta, ainda, com um comboio de lubrificação. O maior número de máquinas é o de carregadeiras subterrâneas e caminhões off road.

A idade média dessas máquinas varia entre oito e dois anos, sendo escalonada da seguinte forma, segundo o gerente de manutenção eletromecânica da mineradora, Adelson Silveira:

– Oito anos: jumbos;

– Sete anos: motoniveladora, caminhão pipa e comboio de lubrificação;

– Seis anos: carregadeiras subterrâneas;

– Quatro anos: retroescavadeiras;

– Três anos: pás carregadeiras frontais e escavadeira;

– Dois anos: fandrills e caminhões off road.

A marca majoritária na perfuração e carregamento subterrâneo é a Sandvik – oito equipamentos -, seguida da Volvo, com as pás carregadeiras frontais e caminhões off road – seis equipamentos. Em menor número, estão presentes na linha amarela a Hyundai (escavadeira), a New Holland (retroescavadeiras e motoniveladora) e a Iveco (caminhão pipa e comboio de lubrificação)  


Britador de Mandíbulas Primário

Beneficiamento

A britagem é realizada em três etapas – primária, com um britador de mandíbulas, e secundária e terciária, com britadores cônicos. Assim também o peneiramento, que conta com peneira vibratória de três decks na fase primária, dois decks na secundária e um deck na terciária. A moagem é executada com um moinho de bolas e o transporte de minério por um transportador de correia. Completam a instalação um concentrador centrífugo e agitadores e compressores de ar, esses últimos também são os equipamentos em maior numero nessa área de processo.

Blindagem em pneu de LHD

A idade média desses componentes vai de nove a oito anos, segundo o programador de Manutenção da Planta de Beneficiamento, Eric Duarte Figueredo. Os modelos mais antigos são os britadores de mandíbulas e cônicos e as peneiras vibratórias. Na faixa de oito anos de operação enquadram-se o moinho de bolas, o concentrador centrífugo, o transportador de correia, os agitadores e os compressores de ar.

 

 

A marca predominante na área de beneficiamento é a Semco, fabricante dos agitadores  – cinco equipamentos -, seguida da Simplex, com as peneiras vibratórias e o transportador de correia – quatro equipamentos. A Sandvik forneceu toda a linha de britagem – três equipamentos. O moinho de bolas é da Allis-Chalmers, o concentrador centrífugo da FLSmidth e os compressores de ar são da Sullair do Brasil.

 


Fonte: Jaguar Mining


                                       

 

 

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