O Serviço Geológico do Brasil (SGB) marcou presença na Expo Minera Nordeste 2025, maior evento voltado ao setor mineral da Região Nordeste, realizado de 6 a 8 de maio, no Centro de Convenções de Natal (RN). A estreia do evento reuniu empresas, investidores, representantes governamentais, pesquisadores e a sociedade civil em um ambiente vibrante de inovação, networking e desenvolvimento sustentável.
Evento inaugura nova era para a mineração na região
Dividida em três grandes áreas — Exposição, Congresso e Feira de Negócios — a Expo Minera Nordeste destacou o vasto potencial mineral da região, que inclui ferro, níquel, cromo, ouro e fosfato.
Na exposição, empresas apresentaram tecnologias de ponta para o setor mineral. O congresso técnico trouxe debates qualificados sobre temas estratégicos, enquanto a feira promoveu a integração entre empresas e parceiros, ampliando as oportunidades de negócios no setor.
SGB reforça compromisso institucional com o setor mineral
O SGB participou ativamente do congresso técnico e de painéis temáticos, com representantes da diretoria e da equipe técnica. A presença reforçou o papel institucional da empresa na produção de conhecimento geocientífico e na formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional e nacional da mineração.
Durante o congresso, o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, participou do painel “Potenciais Minerais do Nordeste”, destacando que os terrenos da região possuem as mesmas condições geológicas de outras partes do país. “A Expo Minera Nordeste representa uma iniciativa e oportunidade ímpar para trocar conhecimentos e apresentar, às comunidades nacional e internacional, o grande potencial geológico e mineral do Nordeste do Brasil, além de trazer exposição de máquinas e serviços em um mesmo ambiente de negócios”, afirmou.
Silveira também fez um panorama das ações do SGB nos últimos 55 anos, apresentou os projetos em andamento e os planos estratégicos para a próxima década.
Pesquisadoras e pesquisadores do SGB compartilham experiências
Além da diretoria, o SGB foi representado por pesquisadoras e pesquisadores em diversos painéis e apresentações:
Ana Paula Justo apresentou a palestra “O papel da Economia Circular na consolidação do APL de Pegmatitos do RN/PB”;
Ludmila Pereira falou sobre “O reaproveitamento de resíduos da mineração e a agricultura”;
Gustavo Alexandre apresentou “Estudos Geoeconômicos Estaduais (EGEs): diagnóstico de vocações, potencialidades e estratégias para o desenvolvimento sustentável”.
Paulo César Barbosa Júnior apresentou a palestra técnica “Plataforma de Suporte à Pesquisa e Produção Mineral (P3M) e seu papel na mineração brasileira”.
A participação do SGB no evento contou com o apoio da Superintendência Regional de Recife, por meio da Gerência de Geologia e Recursos Minerais e do Núcleo de Apoio de Natal, que antecipadamente garantiram a presença da empresa na Feira, assegurando um estande estratégico para a divulgação e exposição de seus produtos e serviços.
Foco em minerais estratégicos e transição energética
Um dos pontos centrais da participação do SGB foi o destaque dado aos minerais estratégicos, essenciais para a transição energética global e a economia de baixo carbono. Ao apresentar projetos que mapeiam esses recursos no Nordeste, o SGB reforça sua contribuição para atrair investimentos e subsidiar políticas públicas com base científica e técnica.
Ciência a serviço do desenvolvimento regional
A presença do SGB na Expo Minera Nordeste também serviu para ampliar o diálogo institucional e estreitar parcerias com empresas, universidades e entes públicos. A instituição reafirmou seu compromisso com a ciência aplicada ao desenvolvimento regional sustentável, apoiando iniciativas que promovam uma mineração mais responsável, tecnológica e inclusiva.