CBA: SEMINÁRIO ORIENTATIVO PARA REFORÇAR CULTURA DE SEGURANÇA

CBA: SEMINÁRIO ORIENTATIVO PARA REFORÇAR CULTURA DE SEGURANÇA

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) promoveu, nos dias 6 e 8 de maio, mais uma edição de seu Seminário Orientativo em Itamarati de Minas e Miraí, respectivamente, na Zona da Mata mineira. A ação visa informar a população da Zona de Autossalvamento (ZAS) sobre como agir preventivamente em eventuais situações de risco de emergência.

O Seminário faz parte do processo contínuo de aprimoramento da cultura de gestão de segurança de barragem em áreas de mineração e contou com o apoio da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais e das Defesas Civis dos municípios envolvidos – Itamarati de Minas, Cataguases, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre, além da participação dos moradores das ZAS e representantes das forças de segurança regionais.

A rotina anual reforça e amplia o conhecimento da população das ZAS sobre o Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM). Complementar ao Seminário, também é realizado o Simulado de Emergência de Barragem, que neste ano está previsto para o segundo semestre, além das interações frequentes com os moradores das ZAS durante todo o ano, nos testes de sirenes, atualizações de cadastro socioeconômico, entre outros. O Seminário e o Simulado seguem as legislações vigentes (Lei Federal n° 12.334/2010, alterada pela Lei n° 14.066/2020, Resolução ANM nº 95/2022 e suas alterações e a Resolução GMG n° 83/2024).

De acordo com o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, a iniciativa promove uma interação próxima entre as forças de segurança, os moradores e a CBA. “O Seminário, juntamente com o Simulado, são ações rotineiras que a Empresa e as forças de segurança realizam com disciplina, buscando o diálogo constante com os moradores e todos os envolvidos no processo de gestão da segurança de barragens”, relata.

seminario-seguranca-barragemCBA2

Morador da ZAS, Walter Venâncio Ribeiro Bicalho participa do Seminário todos os anos. “Eu venho não por estar preocupado com a barragem, pois lembro quando foi construída e sei que é segura, mas para aprender mais. A equipe da CBA está de parabéns pelo trabalho”, conta.

Depoimentos das autoridades

O comandante da 4ª Regional de Defesa Civil (Redec), tenente Izônio Márcio Buenos Ayres, elogiou a adesão da população da ZAS e a interação da Empresa com o público durante o evento. “Gostei do novo formato de dinâmicas desse ano, com roda de conversa. Ficou mais interativo”, diz. O comandante frisa ainda sobre a importância de se participar do Seminário. “De forma geral, a política de prevenção não é muito disseminada no nosso país, por isso educar as pessoas nessa política é muito importante. Temos visto que a população daqui está entendendo, e para nós, da Defesa Civil Estadual, participar desses simulados é muito interessante, porque notamos que o trabalho que temos feito durante os anos tem surtido efeito”, avalia.

É o que também frisa o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião da Vargem Alegre, Antônio Gabriel Marçal. “As informações repassadas no evento são de extrema relevância, pois é importante conhecer os pontos de encontro, as rotas de fuga. Sempre saio dos Seminários com novos aprendizados”, conta.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Sebastião da Vargem Alegre, Eduardo Almeida, ressalta o cuidado da CBA com a segurança da população. “A Empresa tem um olhar cuidadoso para a segurança de quem mora na Zona da Autossalvamento, e que passa por todos os níveis de verificação. Isso traz tranquilidade para o morador. Nesse evento aprendemos procedimentos de segurança em caso de emergência, e temos certeza de que os trabalhos da CBA fortalecerão a cultura de segurança para a nossa região”, afirma.

Barragem de Miraí

A barragem de Miraí, construída em etapa única, opera desde 2008 e atende aos mais altos critérios de segurança. O rejeito contido nela é composto de água, argila, areia e bauxita. A água da barragem é reutilizada no processo de beneficiamento do minério. A Companhia conta também com uma Estação de Tratamento de Água – ETA, que realiza o tratamento da água que retorna para o Rio Preto atendendo aos parâmetros legais de lançamento e com qualidade superior do que a água do próprio rio.

Barragem Itamarati de Minas

A barragem de Itamarati de Minas, construída em etapa única, iniciou sua operação em 1992, mantendo continuamente todos os controles e manutenção das suas estruturas e sistemas.  Atualmente, a CBA tem foco no desenvolvimento tecnológico para o reaproveitamento dos minerais armazenados na barragem, compostos, basicamente, por água, argila, areia e bauxita.

Gestão de segurança de barragem

A CBA possui um sistema robusto de gestão de segurança de barragens (SIGBAR) que garante a integridade física de suas estruturas, contemplando rotinas de monitoramentos quinzenais, mensais e semestrais. Desde 2023 a Companhia possui o seu Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG), em Itamarati de Minas, um ambiente físico projetado, estruturado e dedicado exclusivamente ao monitoramento de barragens e acionamento dos dispositivos de alerta e alarme, quando necessário, com equipe dedicada. O CMG recebe 24h/dia, 7 dias/semana dados provenientes da leitura dos instrumentos instalados nas estruturas de barramento.

As barragens também passam por auditorias externas periódicas, conduzidas por uma empresa independente especializada em geotecnia, e recebem fiscalizações de órgãos públicos responsáveis, possuindo todos os documentos e atendendo a todos os critérios exigidos por lei, que atestam a integridade e a segurança de suas estruturas.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.