As obras da Fiol 1 – Ferrovia Oeste-Leste, entre os municípios baianos de Caetité a Ilhéus – foram retomadas em 15 de abril, após sua paralisação e cancelamento de contrato com a Prumo Engenharia, empresa executora. A operação recomeça no lote 4F, em Brumado, e será realizada pela Bahia Ferrovias (Bafer), subsidiária da Bamin – Bahia Mineração -, que venceu o leilão para a concessão da Fiol 1.
Com operação prevista para 2027, o trecho é fundamental para viabilizar a logística da mina Pedra de Ferro, da Bamin, em Caetité. Segundo notícias de imprensa, a Vale estaria sendo pressionada pelo governo federal a adquirir a Bamin, o que é negado pela mineradora brasileira.
Em março, a britânica Brazil Iron fez uma oferta de compra por US$ 1 bilhão ao Eurasian Resources Group (ERG), controlador da empresa baiana. Incluída no PAC (Programa de Aceleração de Crescimento do governo Federal), a Fiol 1 teve a continuidade de suas obras anunciada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A Bafer não informou o nome da empresa contratada para execução dessa nova etapa.
Foto: Lula lança retomada da Fiol 1, com funcionários da Bamin, em 2023 – Crédito: Ricardo Stuckert/PR