ESCÓRIA DE FORNO PANELA PODE SER APLICADA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

ESCÓRIA DE FORNO PANELA PODE SER APLICADA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Uma nova aplicação para os coprodutos da ArcelorMittal foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A pesquisa feita com o apoio da empresa resultou na elaboração de um aglomerante para argamassas através da utilização da Escória de Forno Panela. Ela substitui a cal hidratada, matéria-prima não renovável. Após a comprovação da viabilidade técnica, estão sendo realizados testes para uso em escala industrial.

O projeto foi acompanhado pelo Núcleo de Coprodutos de Longos. “Esta é uma das várias frentes de trabalho que temos internamente e externamente em busca da valorização e desenvolvimento de novas aplicações para nossos coprodutos. Esta pesquisa abre caminho para reduzirmos o descarte desde resíduo, trazendo ganhos ambientais e, ainda, gerando resultados financeiros para a empresa”, ressalta o Especialista de Meio Ambiente e Coprodutos da Gerência Geral de Meio Ambiente da ArcelorMittal Brasil, Sandro Almada.

Anualmente, as usinas de Longos no Brasil geram cerca de 42 mil toneladas de Escória de Forno Panela. O estudo foi publicado em julho na renomada revista Journal of Materials in Civil Engineering da American Society of Civil Engineers e é de autoria da Engenheira Civil Ana Luiza Borges Marinho, sob orientação do Professor Ricardo Fiorotti. O artigo é um desdobramento da dissertação de mestrado de Ana Luiza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.